Sessão Solene da Aleac é marcada pela entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplauso

Encerrando as atividades de 2015, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quarta-feira (16) uma sessão solene para entregar 61 títulos de ‘Cidadão Acreano’ e 43 Moções de Aplauso, que contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados. A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.

Entre os homenageados estavam o deputado Heitor Júnior (PDT), que foi contemplado através de um Projeto de Lei de autoria do deputado Daniel Zen (PT) e o vereador de Rio Branco Manoel Marcos (PRB), que recebeu o título das mãos da deputada Doutora Juliana (PRB).

O presidente do Parlamento acreano, deputado Ney Amorim (PT), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplauso àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.

“Com muita honra recebemos os convidados nesta sessão solene que concede títulos de reconhecimento a cidadãos e instituições que se destacaram no decorrer do ano. Tenho absoluta certeza de que cada pessoa e representante de entidade que foi agraciado aqui hoje é merecedor e tem feito com que nosso Estado cresça cada dia mais”, salientou o parlamentar.

Ainda na oportunidade, Ney Amorim entregou a Comenda do Mérito Legislativo ao desembargador aposentado, Adair Longuini. A honraria é a maior concedida pelo Poder Legislativo estadual.

Adair Longuini agradeceu aos 24 deputados pela Comenda e disse que o gesto da Assembleia Legislativa o estimula a continuar sua jornada.

“Eu inicialmente quero agradecer a iniciativa desta Casa e dos demais membros do Poder Legislativo por terem escolhido o meu nome. Essa é a maior comenda deste Poder e isso me envaidece muito. Isso nos estimula a continuar a jornada”, disse Longuini.

Ele lembrou, ainda, que o Poder Legislativo é o mais legítimo dos poderes constituídos. “O Poder Legislativo é o poder mais legítimo da vivência democrática do nosso país, isso porque tudo passa por aqui. Realmente é um Poder de extrema importância”.

Ao encerrar a solenidade, Ney Amorim agradeceu ao primeiro-secretário, deputado Manoel Moraes (PSB), e a segunda-secretária, deputada Maria Antônia (PROS), pelo apoio às ações realizadas pela Mesa Diretora da Aleac. Ele estendeu os agradecimentos aos servidores do Poder Legislativo.

“Sem a dedicação dos servidores do Poder Legislativo nada daquilo que conseguimos fazer teria sido feito. Se nós conseguimos dá uma resposta positiva é porque tivemos o apoio dos servidores do Poder Legislativo. Acredito, eu, que estamos vencendo este ano com muito empenho. Depois de tantos debates, tantas discussões, quero agradecer aos 23 parlamentares desta Casa que fizeram com que a Assembleia Legislativa do Acre fosse bem vista pela sociedade”, pontua o presidente.

Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira