Aleac suspende sessão para receber servidores temporários do Iapen

O deputado Afonso Fernandes (PL) solicitou a suspensão da sessão desta quarta-feira (17) para que os parlamentares pudessem receber os servidores temporários do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), que serão desligados de suas funções nos próximos dias. A medida foi acatada pela Mesa Diretora em reconhecimento à gravidade da situação vivida pela categoria, que busca diálogo e apoio da Assembleia Legislativa para evitar prejuízos sociais e trabalhistas.
Em nome dos 99 servidores prestes a perderem seus empregos, o representante da classe expôs a angústia e a sensação de abandono que os profissionais enfrentam após quase uma década de dedicação ao sistema penitenciário. “Gostaria muito de estar aqui hoje para agradecer aos deputados e ao governador pelo reconhecimento dos nossos nove anos de luta, mas, infelizmente, o que trago é tristeza e preocupação. Não foi por falta de aviso, sempre buscamos diálogo e soluções, mas o que recebemos agora é o descaso com a nossa categoria”, afirmou.
Ele ressaltou que, mesmo sabendo da necessidade de concurso público, os temporários esperavam que houvesse critérios mais justos, como a valorização da experiência adquirida. “Quando concorremos, foram mais de mil candidatos para pouco mais de 200 vagas. Se tivessem considerado nossa vivência no sistema, a maioria de nós estaria entre os aprovados. Não viemos criticar ninguém, mas pedir que unamos forças, porque no dia 22 de setembro esses trabalhadores estarão na rua”, alertou.
O porta-voz também criticou a falta de posicionamento da Secretaria de Segurança e pediu que o Estado reconheça a gravidade do impacto social da dispensa em massa. “Não dá para admitir que o Estado retire essas pessoas do sistema e não lhes dê nenhuma alternativa. Estamos pedindo que o governo encontre uma solução, seja prorrogando os contratos por mais um ou dois anos, seja buscando uma saída definitiva. O que não podemos aceitar é sermos jogados de volta às ruas, depois de tantos anos servindo com dedicação”, concluiu.
O deputado Afonso Fernandes destacou a urgência de encontrar uma saída para evitar o desligamento dos servidores temporários do Iapen e pediu que seja realizada uma reunião com representantes da Casa Civil, da Sejusp, do Iapen e da PGE, além da própria categoria. Segundo ele, é preciso que todos os atores envolvidos se sentem à mesa para buscar um consenso que impeça prejuízos aos trabalhadores.
“Faço aqui um apelo para que possamos realizar esse encontro, porque esses servidores não podem ficar desamparados. Existem mecanismos que permitem corrigir essa situação”, afirmou o parlamentar, lembrando que 48 trabalhadores correm o risco de serem desligados já no próximo dia 22. Fernandes ainda pediu que a Mesa Diretora atue, mesmo na ausência do líder do governo, para tentar viabilizar uma solução.
Ao final da reunião, os parlamentares presentes decidiram que amanhã às 10h, será realizada uma audiência pública no Plenário da Aleac, com a presença tantos dos servidores, como de autoridades.
Texto: Andressa Oliveira
Fotos: Sérgio Vale







