Aleac concede título de cidadão acreano a presidente da Federação Nacional dos Engenheiros

titcidaceng200814A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) concedeu Título de Cidadão Acreano, nesta quarta-feira, 20, ao presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso Campos Pinheiro. A Indicação da honraria é de autoria do deputado Ney Amorim (PT), primeiro-secretário da Casa. Ney Amorim comentou a aprovação da Lei Cartaxo no final de 2013. Segundo o parlamentar, Murilo Celso foi fundamental para a construção do diálogo entre o Executivo e os profissionais da área.

“A corda estava praticamente quebrada e a vinda do Murilo foi importante para que a corda não quebrasse e chegássemos a um entendimento. Eu quero dizer que esse mandato foi um mandato especial para mim, porque conseguimos aprovar uma legislação tão importante para uma classe de homens e mulheres que constroem o futuro”, ressaltou Ney Amorim.

O parlamentar destacou o empenho de todos os deputados na análise da matéria. Ele lembrou que a votação foi unânime, não havendo restrições para a aprovação da texto original.

“Se houve avanços é porque houve muitas forças. Não foi um gesto isolado de alguém”, reconheceu o deputado petista.

Já o deputado Edvaldo Souza (PSDC), que também é engenheiro, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Engenheiros do Acre, que tem como presidente Sebastião Fonseca. O parlamentar destacou que, “sem alardes”, Fonseca tem possibilitado avanços salariais que garantem aos engenheiros estabilidade econômica.

O deputado Geraldo Pereira (PT) frisou o empenho do governador Tião Viana (PT) em ser sensível à luta dos engenheiros e sancionar uma legislação que é pioneira no país. “O governador Tião Viana (PT) reconheceu essa classe e entendeu a necessidade de aprovar uma legislação como essa”, referindo-se a Lei Cartaxo.

Outro parlamentar que também agradeceu o trabalho dos engenheiros no Acre foi a deputada Marileide Serafim (PSL). Marileide lembrou que os profissionais em engenharia são responsáveis por preparar as cidades para o futuro. “Vocês são profissionais que olham o amanhã ao fazer um projeto de viaduto, uma rua”.

O homenageado, Murilo Celso Campos Pinheiro, disse que o Acre é um exemplo para o Brasil, pois tem uma das legislações mais modernas no que se refere ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de servidores. Ele também reconheceu o empenho do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Sebastião Fonseca.

“A Lei Cartaxo é um exemplo para o Brasil. O Acre dá exemplo para o restante do país. O Tião é um exemplo de sindicalista. Ele orgulha os engenheiros. Hoje nós temos uma engenharia unida”, salientou.