Aleac, governo e TCE lançam curso de especialização em administração pública

espadpub031115A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em parceria com o governo do Estado e o Tribunal de Contas (TCE), lançou durante sessão ocorrida nesta terça-feira (3) o curso de Pós-graduação em Governança Pública e Gestão Administrativa. Os cursos serão aplicados pela instituição de ensino In foco, especializada em educação à distância. Serão oferecidas 10 mil vagas para servidores públicos federais, estaduais e municipais, e à sociedade civil.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), falou sobre a importância de investimentos que contribuem com a especialização de servidores públicos. “É com muita honra que participamos do lançamento deste curso extensivo, que é fruto de uma importante parceria entre o Poder Legislativo, governo e TCE. Investir em cursos de aperfeiçoamento é melhorar cada vez mais o serviço prestado à comunidade”.

Além dos deputados estaduais, participaram da solenidade o governador Tião Viana (PT); Naluh Gouveia, conselheira e atual presidente do TCE; Carlos Maia, Procurador de Justiça; Paulo Maia de Oliveira, diretor-geral da empresa In Foco.

O governador Tião Viana ressaltou a necessidade de investir na gestão administrativa. Salientou também que certos vícios e hábitos não cabem mais na atual administração pública. “Evitar erros e melhorar a gestão é algo que tenho visto constantemente por parte do TCE, Ministério Público e Poder Legislativo. Ambos têm rompido com vícios e exercido suas funções de forma cada vez mais eficaz. Devemos trabalhar sempre unidos, com bons propósitos e preocupados com a boa gestão. Investir no conhecimento dos nossos servidores é apostar em resultados cada vez melhores”.

A conselheira Naluh Gouveia lembrou que quando exerceu o mandato de deputada estadual participou de um curso extensivo onde três mil servidores públicos se especializaram na área. “Em 2009 investimos em um curso de especialização em gestão pública e milhares de colaboradores do Estado foram contemplados. Até hoje encontro pessoas que relatam as mudanças positivas que tiveram na realização de suas funções a partir desse aprendizado. O deputado Ney Amorim foi de uma ousadia muito grande ao acreditar e investir na área, oferecendo todo o suporte técnico para a realização do curso”.

Ao final dos discursos, os representantes das instituições presentes assinaram um termo de cooperação técnica e financeira para a realização do curso. Em seguida foi dada uma palestra pelo professor Rodrigo Pironti, um dos responsáveis pela In Foco, sobre a Administração Pública Contemporânea: Ante-fragilidade, Governança e Controle.
A pós-graduação em administração pública visa o aprimoramento técnico e científico dos servidores do Poder Legislativo, bem como dos servidores federais, estaduais e municipais e sociedade civil. Serão 17 módulos, com carga horária de 455 horas/aula, mais um módulo de Metodologia de Pesquisa. O curso será gratuito e as matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11 deste mês, na Escola do Legislativo da Aleac.

Andressa Oliveira