loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação da Aleac recebe professores aprovados no último concurso

A Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), recebeu no início da tarde de terça-feira (27) um grupo de professores aprovados no último concurso da Educação, realizado em 2013, e que aguardam convocação.

O grupo é formado por professores de Pedagogia e foram aprovados para atuarem em Senador Guiomard. O número de vagas ofertadas para o município e o cadastro de reserva foram cumpridos na fase de convocação. Entretanto, o principal argumento dos candidatos aprovados é que o governo teria convocado candidatos de concursos simplificados não considerando o concurso efetivo.

Nesse sentido, o deputado Daniel Zen (PT), membro da Comissão de Educação, explicou que as vagas temporárias sempre vão existir, isso porque elas atendem a diversas formas de licenças, além de outras funções do magistério como coordenadores, assessores e diretores.

“Não posso chamar um efetivo para ocupar o cargo de outro efetivo. A vaga temporária sempre vai existir”, disse Zen.

Ainda de acordo com Daniel Zen, o ideal é fazer um levantamento junto à Secretaria de Estado de Educação sobre a disponibilidade de vagas reais, ou seja, quando a vaga pode ser ocupada por um efetivo.

“O ideal é que reúna o Estado, o coordenador do Núcleo do Sinteac em Senador Guiomard e um membro da Comissão de Educação para saber quantas vagas reais existem no município e o número de escolas”, frisou.

Outra sugestão dos membros da Comissão de Educação é pedir a prorrogação do prazo de validade do concurso. A deputada Leila Galvão presidiu a reunião, acompanhada dos deputados Nicolau Júnior (PP), Jairo Carvalho (PSD) e Daniel Zen (PT).

José Pinheiro
Agência Aleac