loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Leila Galvão defende participação escolar nos planos de Educação de estados e municípios

leila271015A deputada Leila Galvão (PT) defendeu durante a sessão desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que os planos de Educação de estados e municípios tenham a participação dos profissionais de Educação e sejam construídos por meio de núcleos de discussão.

“Um dos encaminhamentos que eu considero é o fato de haver necessidade de uma discussão participativa. Nunca aconteceu antes essa oportunidade de quem trabalha na Educação pudesse opinar sobre quais os conteúdos possam ser trabalhados para atender a região. Esses núcleos vão apresentar sugestões para serem encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação”, disse a parlamentar.

A parlamentar pediu, ainda, a reforma da Escola Fontenelle de Castro, em Brasileia. Ela pontuou que entende o momento em que vive o Estado, mas salientou que reparos são necessários para o bom funcionamento daquela unidade educacional.

“Tivemos uma conversa com professores da Escola Fontenelle de Castro e eles fizeram uma reivindicação. Eles pedem a reforma da escola. Nós queremos fazer essa indicação, sermos a porta-voz daqueles que trabalham com tanto zelo. Entendemos a crise, reconhecemos a dificuldade, mas é necessário um trabalho que amenize os problemas estruturantes que a escola vem enfrentando”, argumenta.

Leila Galvão parabenizou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela passagem do seu aniversário. Lula completou 70 anos nesta terça. Ela lembrou a trajetória do ex-presidente e disse que ele tem “uma história construída com dureza”.

Outro tema tratado pela deputada petista refere-se a uma visita feita por ela, mais representantes do gabinete do deputado Léo de Brito (PT/AC), representantes da empresa Acreaves, além de vereadores de Brasileia aos produtores rurais do Polo Wilson Pinheiro. São pelo menos 100 produtores que desenvolvem, entre outras atividades, a criação de frangos. Nesse sentido, os produtores pediram a recuperação das estradas vicinais.

“Ouvimos atentamente cada um. O Polo Wilson Pinheiro totaliza mais de 100 produtores. Aquelas pessoas, além da cadeia do frango, elas abastecem a feira do produtor em Brasileia, perto da rodoviária, aos domingos. Eles pediram melhores condições para o ramal. É necessário que se faça a manutenção desses ramais. A linha dorsal já é asfaltada, mas existem ramais que precisam receber melhorias. Faço uma indicação ao governador Tião Viana, por meio do Deracre”, disse a parlamentar.

Finalizando, a deputada demonstrou preocupação com a água fornecida nas escolas rurais na região do Alto Acre. “Estou encaminhado uma indicação ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, solicitando que seja viabilizado um projeto que contemplasse essas unidades de ensino com água potável. A gente recebeu essa reivindicação por parte de professores de escolas rurais do Alto Acre”, considerou.

José Pinheiro
Agência Aleac