loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen destaca Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e Amostra Científica Viver Ciência

danielz211015O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), comentou na sessão desta quarta-feira (21) três atividades que estão sendo desenvolvidas esta semana. A primeira delas é a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Em concomitância com esse evento, acontece a 3ª Conferência Estadual de Juventude com a participação de jovens dos 22 municípios acreanos. E, por último, tem início nesta quarta-feira (21), a Amostra Científica Viver Ciência. Todos os eventos acontecem no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Daniel Zen frisa que essas discussões são importantes para o Estado, principalmente neste momento de efervescência política em que vive o país. Ele pontua que a participação dos jovens é salutar, isso porque no caso da 3ª Conferência Estadual de Juventude eles terão a oportunidade de elaborar um Plano Estadual de Juventude participativo.

“A realização conjunta dessas atividades num período delicado provoca um desvelar para a sociedade, um importante debate, a pluralidade da juventude acreana sendo representada. Vemos jovens indígenas participando desse debate vindo dos altos rios, tornando o Plano Estadual de Juventude mais participativo”, ressalta.

Especificamente falando sobre a Amostra Científica Viver Ciência, o deputado citou que o evento é um salto na Educação do Estado porque abre um leque de oportunidades para os jovens que ainda estão no ensino fundamental buscarem uma especialização em áreas não tão comuns como as ciências humanas, migrando para outras áreas do conhecimento como as ciências exatas.

“É uma guinada na vocação dos nossos jovens. A nossa universidade sempre esteve voltada para as ciências humanas e formação em licenciatura. Nós tivemos um pouco à margem desse debate tecnológico. Hoje a gente respira ares de inovação”, pontua Daniel Zen.

Como parte da programação da Amostra Científica Viver Ciência, ele convidou os demais parlamentares para comparecerem ao Centro de Referência de Inovação, mais precisamente ao Instituto de Matemática e Filosofia para prestigiarem a I Amostra de Robótica.

Zen tratou, ainda, sobre a polêmica envolvendo o Programa Ruas do Povo. Segundo ele, um programa dessa magnitude é normal trabalhar com uma margem de erro na execução das obras. Entretanto, ele pontua que as empresas devem ser acionadas para que façam as devidas correções. O parlamentar citou dados interessantes sobre o Programa.

“Quero salientar alguns números. Em Rio Branco foram pavimentadas 806 ruas. Nos demais municípios, um total de 1.539 ruas. Tem rua que teve problema na base e sub-base? Tem. Os técnicos foram lá e resolveram. O Programa Ruas do Povo não é um tapa-buraco. Tapa-buracos é prefeitura. Qualquer projeto trabalha-se com a margem de 20% de erros. Por que é que nesse projeto de ruas não vai ter problema? Não podemos fazer um debate desvirtuado do eixo que deve ser vivido”, salienta.

Finalizando o seu discurso, ele rebateu o pronunciamento do deputado Jairo Carvalho (PSD) e frisou que os partidos políticos são importantes para a democracia e ressaltou que não será conivente com erros de colegas partidários.

“Eu não defendo e nem passo a mão nos erros do meu partido, eu não subo à tribuna para jogar para a galera não. Dizer que não se importa com partido, deputado Jairo, é muito fácil”, disse Daniel Zen.

José Pinheiro
Agência Aleac