loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Dando destaque ao Outubro Rosa, deputada Leila Galvão ressalta Programa Mulher Mais Vida

leilag211015A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o Centro Oncológico do Acre (Cecon), em Rio Branco, recebeu cerca de 25 mulheres vindas de Brasileia e Epitaciolândia para a realização de exames de mamografia. A ação faz parte do programa itinerante “Mulher Mais Vida” e busca conscientizar e sensibilizar a população feminina sobre a importância da mamografia, além de também oferecer o exame gratuitamente para mulheres que não têm acesso a esse tipo de diagnóstico.

O exame de mamografia pode ser realizado graças a uma parceria entre o gabinete da parlamentar, governo do Estado, Aleac e Secretaria de Produção de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar. “É com muita alegria com que venho falar dessa ação. O programa Mulher Mais Vida é realizado anualmente e atende mulheres de todo o Estado, apesar das dificuldades que enfrentamos devido à falta de equipamentos para realização dos exames, a ação tem atendido uma quantidade grande de mulheres. Quero agradecer a todos que contribuíram para que as mulheres do Alto Acre fossem atendidas hoje”, disse.

A parlamentar ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama, afirmando que muitas mulheres são salvas porque descobrem a doença logo no início. “Ações como esta que estamos fazendo no Alto Acre salvam muitas mulheres, pois elas são diagnosticadas a tempo de tratar a doença. É importante destacar que o programa atende todos os municípios do Estado, inclusive a capital acreana”, afirmou.

Leila Galvão informou que na semana que vem mais 42 mulheres do Alto Acre serão atendidas pelo Cecon. Ela agradeceu o apoio do secretário de Saúde, Armando Nogueira, da vice-governadora Nazaré Araújo (PT) e do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT).

Para concluir, a deputada questionou a devolução de emendas que foram disponibilizadas para a obra da Avenida Manoel Marinho Monte, em Brasileia. De acordo com ela, o atual prefeito daquela cidade teria devolvido mais de R$ 1 milhão que seria destinado à obra de duplicação da via.

“O fato da nova gestão ter mudado todo o projeto da obra e ainda ter devolvido recursos me entristeceu muito. Quando estava como prefeita viabilizei emendas no valor de 5 milhões de reais que foram divididas em três fases, sendo que o atual prefeito fez questão de devolver 1 milhão de reais equivalente à segunda fase. Isso é um absurdo, nós estamos sendo cobrados diariamente pela obra daquela avenida. Um município pequeno como Brasileia não pode devolver recursos desse jeito”, enfatizou.

A parlamentar apresentou uma indicação ao Deracre solicitando que o mesmo firme parceria com o governo do Acre e a prefeitura de Brasileia no sentido de amenizar os problemas da Avenida Manoel Marinho Monte.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac