Dando destaque ao Outubro Rosa, deputada Leila Galvão ressalta Programa Mulher Mais Vida

leilag211015A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o Centro Oncológico do Acre (Cecon), em Rio Branco, recebeu cerca de 25 mulheres vindas de Brasileia e Epitaciolândia para a realização de exames de mamografia. A ação faz parte do programa itinerante “Mulher Mais Vida” e busca conscientizar e sensibilizar a população feminina sobre a importância da mamografia, além de também oferecer o exame gratuitamente para mulheres que não têm acesso a esse tipo de diagnóstico.

O exame de mamografia pode ser realizado graças a uma parceria entre o gabinete da parlamentar, governo do Estado, Aleac e Secretaria de Produção de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar. “É com muita alegria com que venho falar dessa ação. O programa Mulher Mais Vida é realizado anualmente e atende mulheres de todo o Estado, apesar das dificuldades que enfrentamos devido à falta de equipamentos para realização dos exames, a ação tem atendido uma quantidade grande de mulheres. Quero agradecer a todos que contribuíram para que as mulheres do Alto Acre fossem atendidas hoje”, disse.

A parlamentar ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama, afirmando que muitas mulheres são salvas porque descobrem a doença logo no início. “Ações como esta que estamos fazendo no Alto Acre salvam muitas mulheres, pois elas são diagnosticadas a tempo de tratar a doença. É importante destacar que o programa atende todos os municípios do Estado, inclusive a capital acreana”, afirmou.

Leila Galvão informou que na semana que vem mais 42 mulheres do Alto Acre serão atendidas pelo Cecon. Ela agradeceu o apoio do secretário de Saúde, Armando Nogueira, da vice-governadora Nazaré Araújo (PT) e do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT).

Para concluir, a deputada questionou a devolução de emendas que foram disponibilizadas para a obra da Avenida Manoel Marinho Monte, em Brasileia. De acordo com ela, o atual prefeito daquela cidade teria devolvido mais de R$ 1 milhão que seria destinado à obra de duplicação da via.

“O fato da nova gestão ter mudado todo o projeto da obra e ainda ter devolvido recursos me entristeceu muito. Quando estava como prefeita viabilizei emendas no valor de 5 milhões de reais que foram divididas em três fases, sendo que o atual prefeito fez questão de devolver 1 milhão de reais equivalente à segunda fase. Isso é um absurdo, nós estamos sendo cobrados diariamente pela obra daquela avenida. Um município pequeno como Brasileia não pode devolver recursos desse jeito”, enfatizou.

A parlamentar apresentou uma indicação ao Deracre solicitando que o mesmo firme parceria com o governo do Acre e a prefeitura de Brasileia no sentido de amenizar os problemas da Avenida Manoel Marinho Monte.

Mircléia Magalhães