loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique quer explicações sobre uso do “guardião “pela Segurança Pública

elianes131015A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou três requerimentos na sessão desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O primeiro pede a convocação do secretário estadual de Segurança Pública, Emylson Farias, para que explique as ações desenvolvidas no combate à violência desencadeada na última semana.

O segundo requerimento pede que o Ministério Público do Acre (MP/AC) preste informações para esclarecer se houve auditoria no sistema guardião, para identificar escutas não autorizadas. Já o terceiro, deve ser encaminhado ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) para que viabilize estudos informando o total de pessoas que estão sendo investigadas pelo sistema guardião, se o Poder Judiciário tem servidores acompanhando essas ações e, por fim, quem opera o sistema.

“Estou apresentando um requerimento pedindo a convocação do secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, para que ele preste esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas no combate à violência. Isso corrobora com o requerimento do deputado Eber Machado (PSDC) que pede uma audiência pública para discutirmos as políticas de Segurança Pública”.

A parlamentar pediu, também, que o governo do Estado viabilize estudos para a convocação de concurso público para atender o Instituto de Identificação do Acre. Segundo ela, o trabalho era realizado por 80 servidores, hoje o número é de 42.

“O que nós observamos é que não há uma política de se precaver contra a defasagem de servidores”, disse a peemedebista.

Ela citou que é necessária a contratação de papiloscopistas, além de pessoas para trabalhar no arquivo vivo/mortos do Instituto. Sinhasique denunciou que o serviço móvel de coleta de dados não está sendo feito pela carência desses profissionais.

“A carteira de identidade é a porta de acesso do cidadão. Muita gente não pode se dirigir a OCA e esse serviço está impossibilitado porque não tem quem vá coletar as digitais dessas pessoas. O Instituto de Identificação precisa fazer concurso público sob pena de não termos a identificação de pessoas nascidas no Acre”, relatou ao citar casos de pessoas que têm dificuldade de locomoção.

José Pinheiro
Agência Aleac