loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Em comemoração à Semana do Médico, Aleac disponibiliza serviços de saúde em parceria com a APHAC e Sindmed

semanamedico131015Graças a uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (APHAC) e Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC), foi realizada na manhã desta terça-feira (13), no hall do Poder Legislativo, uma ação médica que disponibilizou aferição de pressão arterial, teste de sífilis, hepatite C e HIV, além de palestras sobre saúde bucal, hipertensão arterial, diabetes e novos tratamentos para hepatites.

O deputado Heitor Júnior (PDT), um dos articuladores da luta de combate às hepatites no Acre, destacou que a ação conjunta é importante porque além da realização de testes rápidos, estão sendo disponibilizados exames com o aparelho Fibroscam, que avalia as condições do fígado de modo seguro e indolor.

“Essa é uma ação integrada entre a Associação dos Portadores de Hepatites e o Sindicato dos Médicos, visto que é comemorado o Dia do Médico no dia 18 de outubro. Essa parceria é muitíssimo importante porque não é só teste rápido de hepatite, mas é também glicose e o fantástico exame com o Fibroscam para aquelas pessoas que queiram saber o como está o fígado”, disse o parlamentar.

Heitor Júnior reiterou que seu mandato é voltado para o combate às hepatites no Acre e reforçou que a APHAC viabilizou junto ao senador Sérgio Petecão a alocação de emendas no valor de R$ 500 mil para a aquisição de um aparelho Fibroscam móvel, o que facilitará as ações de combate à doença.

Nesse sentido, Elza Mendonça, presidente da APHAC, disse que todos os pacientes diagnosticados nesta iniciativa serão encaminhados para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funciona no Hospital das Clínicas do Acre.
“Todos os pacientes diagnosticados aqui serão encaminhados para o SAE que funciona no Hospital das Clínicas. O resultado sai em 15 minutos. Também estamos viabilizando por meio de emenda parlamentar a aquisição de um aparelho Fibroscam para a nossa Associação. Estamos na expectativa”, completou ela.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC), José Ribamar Costa, a iniciativa faz parte da programação da Semana do Médico. Ele pontuou que a ideia é aproximar a classe médica da população por meio de ações diretas.

“O Sindicato dos Médicos comemora junto com as outras entidades a Semana do Médico. Devido a isso, queremos compartilhar com a população o que é ser médico para que possamos levar o conceito de saúde, que não é só a ausência de doenças, mas, sim, o completo bem-estar social, físico e econômico”, destaca.

As palestras ministradas foram: saúde bucal; diabetes, classificação e tratamento; novos tratamentos no combate à hepatite C; além dos riscos da pressão alta ministrado pelo cardiologista Ciro Falcão Macedo.

José Pinheiro
Agência Aleac