loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Leila Galvão comemora entrega de ambulância em Epitaciolândia

leila230915Em pronunciamento na tribuna durante sessão desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Leila Galvão (PT) parabenizou o governador Tião Viana (PT) e o secretário de Saúde do Estado, Armando Melo, pela entrega de uma nova ambulância ao 5º Batalhão dos Bombeiros do Alto Acre, localizado em Epitaciolândia. A entrega oficial foi realizada na última quinta-feira (17).

Segundo a parlamentar, a Viatura de Intervenção Rápida (VIR) tem toda estrutura necessária para atender com segurança a população do Alto Acre. “Essa ambulância era uma antiga reivindicação dos profissionais do Corpo de Bombeiros de Epitaciolândia e graças à sensibilidade do secretário de Saúde e do governador ela finalmente foi entregue àquela corporação. A ambulância irá ajudar tanto os policiais quanto aqueles que por ventura venham precisar”, disse.

A deputada falou também da atenção que o governador Tião Viana tem demonstrado com o interior do Estado. Ela destacou a entrega de 12 ambulâncias a nove municípios acreanos, realizada em maio deste ano. Os novos veículos foram entregues ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e aos hospitais de Brasileia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

“O governador Tião Viana tem se esforçado para garantir o bom funcionamento das unidades de saúde do Estado. Sabemos das dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam com a falta de ambulância no hospital, por isso sempre comemoramos quando uma viatura bem estruturada é entregue”, complementou.

Leila Galvão relatou ainda sua participação no Mutirão de Cidadania que foi realizado pelo Incra/AC, através da prestadora de serviços em assistência técnica Consuplan, em parceria com o Mistério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na região do Alto Acre. Nos municípios de Assis Brasil e Brasileia o programa atendeu cerca de 600 famílias dos assentamentos Paraguaçu, Porto Carlos e Santa Quitéria, com fornecimento de documentos e atendimentos médicos.

“Esses serviços são bastante procurados nesse tipo de mutirão, tendo em vista se tratar de comunidades residentes em locais distantes no meio rural”, ressaltou.

Palestras educativas, esclarecimentos sobre o acesso a políticas públicas, assim como atividades recreativas para as crianças, adolescentes e a comunidade também foram disponibilizadas às famílias, segundo a deputada.

Para concluir, Leila Galvão comemorou a notícia de que a Superintendência Regional do Incra do Acre disponibilizará cerca 59 milhões de reais em créditos para investimentos na produção dos assentamentos do Acre. De acordo com informações daquele órgão, cerca de 5 mil famílias poderão ser contempladas com o programa nos próximos dois anos. Os créditos têm subsídios de até 80% e podem chegar a R$ 41.800,00 reais por família.

“Quero parabenizar o esforço da equipe técnica para liberação desses recursos que darão um novo fôlego para a população acreana”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac