Deputado Raimundinho da Saúde ressalta Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

raimundinho220915O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) lembrou no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado na última segunda-feira (21). Ele defendeu o cumprimento das leis já aprovadas que versam sobre o assunto.

“O que falta é oportunidade. Nesse sentido, que possamos garantir o direito de ir e vir, que possamos oportunizar vagas de trabalho e garanta-se assim a lei. Muitas vezes o proprietário de um estabelecimento diz: não vou dar a vaga porque ele é incapaz. Mas nós temos capacidade, sim”, disse Raimundinho da Saúde.

O parlamentar falou, ainda, sobre a realização do ‘Cadeiraço 2015’, organizado pelo Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capeta) para comemorar a data e reforçar os direitos adquiridos pela categoria.

Raimundinho da Saúde disse que no evento sentiu a ausência das autoridades que poderiam promover a efetivação dessas leis por meio de políticas públicas. O parlamentar leu, ainda, um documento publicado pela Capedac.

“Senti a falta de autoridades ali responsáveis pelas políticas públicas que cuidam dessa área. Senti, inclusive, a falta do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre”, disse ele.

O deputado ressaltou também a Frente Alternativa formada por seis partidos, sendo cinco deles com mandato na Aleac. “A Frente Alternativa foi criada e será mantida. Iremos caminhar da maneira como todos nós esperamos uma sociedade melhor”.

Raimundinho da Saúde falou ainda sobre a realização de uma audiência pública em Xapuri para discutir a realidade da saúde pública daquela cidade. Segundo ele, ficou acordado que uma reforma imediata será realizada no Hospital Epaminondas Jácome e em dois meses deve voltar o atendimento na unidade.

Quanto aos constantes apagões, ele citou que ‘o fato já virou caso de polícia’. Ele pontuou que foi um erro a Eletrobras desativar a termoelétrica que havia em Rio Branco. Ele alertou os demais deputados para que caso o Linhão chegue à Cruzeiro do Sul, não desativem a atual fonte de energia.

“A população de Cruzeiro do Sul está com medo do Linhão. Se tiver o Linhão até lá, teremos que brigar para que não desativem o sistema que tem lá. Foi um erro cometido aqui em Rio Branco. No momento em que ocorresse um apagão desses, seríamos atendidos pela termoelétrica”, cita.

Finalizando sua fala na Explicação Pessoal, ele ressaltou a formação da Frente Alternativa. Raimundinho disse que a ideia não é o enfrentamento ao governo, mas, sim, debater os assuntos sob o prisma do bloco.

“Não vamos de maneira nenhuma prejudicar o governo, pelo contrário, vamos discutir os assuntos a partir do nosso ponto de vista. Esse grupo não vai para a oposição. Se acaso tiver que romper com a situação nós ficaremos como um grupo alternativo”, relata.

José Pinheiro