loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen defende medidas do governo federal contra crise

daniel170915O deputado Daniel Zen (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), falou durante sessão desta quinta-feira (17) sobre as medidas adotadas pelo governo federal para combater a crise em que o país se encontra. Reiterou ainda que mesmo com um possível aumento de impostos e corte de despesas, programas sociais como “Minha Casa Minha Vida”, Bolsa Família, Prouni, entre outros, serão mantidos.

No último dia 14, o governo federal propôs o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), com alíquota de 0,2%. Se aprovado, o imposto servirá para cobrir o déficit previsto da Previdência e será integralmente destinado para o pagamento de aposentadorias. Alguns governadores defendem que a alíquota seja de 0,38%, e o valor arrecadado dividido entre União, estados e municípios. A medida tem enfrentado resistência tanto na Câmara quanto no Senado, e no Parlamento acreano tem gerado discussões a respeito.

Daniel Zen defende que impostos como esse arrecadam exatamente daqueles que mais detêm poder aquisitivo e que grande parte dos brasileiros não precisarão contribuir. Afirmou, ainda, que se de um lado o governo irá aumentar sua base arrecadatória, por outro haverá cortes de despesas e que os principais programas sociais serão mantidos.

“Particularmente acho muito mais eficaz e eficiente um tributo como a CPMF que o próprio imposto de renda, que taxa de forma severa aqueles que possuem uma renda mediana e de forma não tão severa aqueles que têm maior poder aquisitivo. O objetivo é que a CPMF seja provisória e não dure mais do que quatro anos, ou seja, levará apenas um tempo necessário para que a economia do país seja estabilizada, ” finalizou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac