loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissões de Saúde e Serviço Público da Aleac se reúnem com aprovados da Saúde

reunicom150915As Comissões de Saúde e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) receberam no início da tarde desta terça-feira (15) representantes dos aprovados no último concurso da Saúde, realizado em 2013. Eles reivindicam a contratação imediata dos aprovados ou a prorrogação do certame.

Após ouvir a categoria, os parlamentares membros das duas comissões, irão convidar o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e a secretária de Estado de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que compareçam à Aleac para prestarem esclarecimentos aos concursados sobre novas convocações que poderão vir.

Além dessas medidas, os deputados pedirão, ainda, cópias dos contratos de gestão do Pró-Saúde. Na reunião foi informado que contratações do Pró-Saúde continuam a ocorrer, além de contratos provisórios, enquanto muitos candidatos estão na lista de espera.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), disse que a reunião deve acontecer na próxima semana. Ele pontuou que fortalecer a ideia de prorrogar o prazo do concurso por igual período é uma das saídas.

“A ideia é renovar esse concurso. Eu vou marcar uma reunião com o secretário Armando Melo, a secretária Sawana Carvalho e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para a próxima semana”, disse o deputado.

O deputado Nelson Sales (PV) sugeriu que a reunião seja realizada na Aleac. “A minha sugestão é que essa reunião seja feita aqui, nesta Casa”, disse o parlamentar.

Já a deputada Dra. Juliana (PRB) salientou que não se pode criar ilusões, entretanto ela acredita que o governo trará uma solução para o caso.

O pedetista Heitor Júnior argumentou que “não podemos criar falsas expectativas”, mas todas as possibilidades devem ser exauridas.

A líder do PMDB na Casa, deputada Eliane Sinhasique, reforçou o encaminhamento dado. Disse que a secretária de Estado Sawana Carvalho deve uma explicação para os aprovados.

“Penso que o encaminhamento é esse mesmo. Ela é quem vai dizer se o governo vai contratar ou não. Temos que tentar sensibilizar o governo nesse sentido, de que há essa necessidade, sim, de contratá-los”, disse Sinhasique.

O líder do PSDB no Parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga, ao ouvir os envolvidos na questão salientou que não compreende a demora do Executivo em fazer as convocações. “Se não estar atendendo a demanda, não há justificativa para não contratá-los”, frisou.

Finalizando, o deputado Gehlen Diniz (PP) sugeriu que além dessas medidas administrativas que serão tomadas em conjunto com os deputados, os candidatos aprovados devem entrar com um mandado de segurança no sentido de resguardarem seus direitos.

José Pinheiro
Agência Aleac