Arlenilson Cunha convoca audiência pública para discutir sistema prisional no Acre

Na sessão desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Arlenilson Cunha, do Partido Liberal (PL), convocou uma audiência pública para o dia 1º de abril, com o intuito de abordar questões cruciais relacionadas ao sistema prisional do estado e aos servidores que nele atuam.

“Quero registrar a nossa audiência pública dia 1 de abril neste plenário, para que possamos tratar sobre os desafios do sistema prisional do Acre. Temos visto a nível nacional as dificuldades que esses trabalhadores enfrentam ultimamente e nós precisamos debater isso,” enfatizou o deputado durante seu pronunciamento.

Cunha destacou ainda a importância de envolver não apenas os colegas parlamentares, mas toda a sociedade e órgãos competentes ao tema nesse debate. “Conclamamos então nossos colegas parlamentares, mas, toda sociedade para participar deste encontro, esta casa nunca fugiu desse debate,” ressaltou.

O parlamentar também ressaltou a necessidade de uma discussão aprofundada sobre a carreira dos servidores do sistema prisional, enfatizando a importância de o governo adotar políticas definitivas para esse setor. “A carreira desses servidores precisa ser melhor discutida, o governo precisa adotar uma política definitiva, a questão da carreira desses policiais penais com carreira de agente penitenciário que é um cargo já extinto é uma questão de precisa de solução, e nós precisamos discutir isso. Encontrar a melhor alternativa,” afirmou.

Com essa convocação, o deputado Arlenilson Cunha visa promover um debate amplo e qualificado sobre os desafios enfrentados pelo sistema prisional no Acre e as condições de trabalho dos servidores que atuam nesse contexto. A audiência pública representa uma oportunidade única para a busca de soluções efetivas e a melhoria das condições dentro das unidades prisionais do estado.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale