loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Alunos da Escola Sesi visitam Assembleia Legislativa do Acre e conhecem o trabalho parlamentar

visitaescsesi140915Alunos do 5º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Marília Sant’Ana (Escola SESI), em Rio Branco, visitaram na manhã desta segunda-feira (14), o Palácio José Guiomard do Santos, sede da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Acompanhados do técnico legislativo Paulo Luiz e da diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, os estudantes puderam conhecer um pouco mais da história do Parlamento acreano, constituído em 1962, com a promulgação da lei que passou o Acre de território a Estado da Federação.

Entre os ambientes visitados estão o Salão Nobre, local onde os parlamentares aguardam o horário de início das sessões. O espaço abriga duas importantes obras do pintor acreano Sansão Pereira. A primeira delas é em homenagem ao herói da Revolução Acreana, José Plácido de Castro. Já a segunda é um retrato da antiga sede do Poder Legislativo, que sofreu um incêndio em 30 de abril de 1992.

Já na Sala das Sessões Francisco Cartaxo, o plenário, os alunos contemplaram a maior obra de marchetaria do mundo, disposta em painéis, do artista plástico acreano, Maqueson Pereira da Silva. São ao todo nove painéis que contam trechos da história da Revolução Acreana, entre eles podemos citar o corte da corrente sobre o Rio Acre pelas tropas de Plácido de Castro. Essa foi uma das táticas adotadas pelo exército boliviano para impedir a expansão dos soldados brasileiros.

Para a professora Clarilene Crispim a ideia das visitas é apresentar na prática como funciona o Poder Legislativo. Ela pontuou que a visita está inserida no plano curricular que versa sobre a História do Brasil.

“A importância dessa visita é mostrar realmente como funciona o nosso Parlamento. Estamos trabalhando a história do Brasil e às vezes eles ouvem falar, mas não conhecem na prática isso. E aqui eles estão tendo essa oportunidade, esse contato”, disse Crispim.

Além do Salão Nobre e do plenário da Casa, o grupo de estudantes conheceu um dos espaços mais democráticos da Aleac, o Salão Marina Silva, em que qualquer cidadão comum ou categorias podem acompanhar as sessões legislativas, seja para reivindicar direitos, apresentar propostas ou mesmo para ver de perto o trabalho parlamentar.
A visita teve encerramento na Escola do Legislativo, com apresentação da diretora Rachel Farias que explicou os cursos oferecidos pela instituição.

José Pinheiro
Agência Aleac