Marcus Cavalcante alerta para a necessidade de obras estruturantes frente a cheia do Rio Acre

Durante a sessão desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Marcus Cavalcante (PDT) trouxe à tona a crítica situação provocada pela segunda maior cheia da história do estado, que deixou mais de 26 mil pessoas desabrigadas em 19 dos 22 municípios acreanos.

O parlamentar iniciou seu discurso destacando o momento difícil vivido pelo Acre, com milhares de acreanos impactados pela cheia. Marcus Cavalcante relatou a situação devastadora em Brasileia, comparando-a a um cenário de guerra e mencionando a prefeita Fernanda Hassem.

Em caráter de emergência, ministros chegaram ao estado, e o deputado ressaltou a importância de garantir a vinda dos recursos necessários durante esse período crítico. Contudo, Marcus Cavalcante enfatizou a necessidade de obras estruturantes no Acre, argumentando que enquanto não forem implementadas medidas para retirar os moradores das áreas mais críticas, o sofrimento persistirá.

O deputado elogiou os esforços do governador Gladson Cameli (PP) e sua equipe em enfrentar o grave problema com todo empenho, mas alertou para a repetição anual do cenário sem obras estruturantes efetivas. Ele trouxe à tona o exemplo do governo passado, que construiu mais de 10 mil casas na Cidade do Povo, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

Marcus Cavalcante finalizou seu discurso instando a bancada federal a se mobilizar para resolver esse problema junto ao presidente Lula, enfatizando que o estado não pode continuar enfrentando essa situação anualmente, dada a fragilidade financeira das prefeituras em lidar com danos dessa magnitude.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale