loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Maria Antônia fala sobre os 33 anos do Morhan no Acre

mantonia010915Durante sessão desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (PROS) falou sobre a Semana Estadual de Combate à Hanseníase e o aniversário de 33 anos do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Durante o encontro, foram apresentados à comunidade informações sobre a doença, bem como o tratamento e prevenção. Atualmente o Morhan conta com 20 voluntários que se dedicam ao combate à hanseníase e ao fim do preconceito contra seus portadores.

Maria Antônia falou ainda sobre o encontro entre uma mãe e seus dois filhos que ocorreu no evento, eles estavam separados há mais de 40 anos após a matriarca ser diagnosticada com hanseníase.

“Sabemos que ainda há muito a se fazer para acabarmos com o preconceito com portadores de hanseníase e vamos lutar por isso. Antigamente famílias eram separadas para evitar o contágio e pude presenciar o reencontro de uma mãe e seus dois filhos, que foram vítimas dessa separação. Deixo aqui meus parabéns aos colaboradores do Morhan pelo brilhante trabalho que prestam à comunidade”.

No decorrer desta semana continuarão sendo realizadas diversas atividades em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, abordando temáticas sobre a doença.

Andressa Oliveira
Agência Aleac