Programa RadioAtivo realizado pelo TJAC é premiado pelo Conselho Nacional de Justiça e Luiz Camolez agradece apoio da Aleac

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), suspendeu a sessão após o pequeno expediente desta terça-feira (12), para receber o desembargador Luiz Camolez, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), no plenário. O desembargador veio agradecer aos deputados estaduais pelo apoio concedido ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho, chamado de RadioAtivo.

O programa conquistou o primeiro lugar, na categoria Tribunal, eixo Medida Socioeducativa, no Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado foi divulgado ontem (11) às 16h, em cerimônia realizada em Brasília.

Os deputados estaduais, por meio de suas emendas, obtiveram um montante significativo de 480 mil reais na época, que foram destinados ao programa que atende jovens envolvidos no sistema de internação. A iniciativa, segundo o desembargador, visa proporcionar oportunidades aos adolescentes, impedindo que, sem um encaminhamento adequado na sociedade, sejam cooptados por organizações criminosas estaduais.

O programa recebeu reconhecimento ao conquistar o primeiro lugar em um prêmio em Brasília, conferindo destaque à sua relevância. Hoje, Luiz Camolez expressou gratidão e reiterou a importância do projeto, anunciando planos de sua ampliação para beneficiar ainda mais jovens.

“O reconhecimento nacional obtido pelo projeto reflete a efetiva contribuição dos deputados estaduais, destacando a crucial destinação dos recursos para a reinserção dos jovens no sistema social. O prêmio recebido em Brasília não apenas valida o êxito da proposta, mas também ressalta a necessidade de ampliar os esforços para beneficiar um número ainda maior de jovens. Por isso a presidente do Tribunal de Justiça, Regina Ferrari, pediu para que eu viesse aqui agradecer o apoio de vocês e para reafirmar seu compromisso em fortalecer essa iniciativa essencial, evidenciando a busca por soluções eficazes para combater a vulnerabilidade juvenil e prevenir a influência nefasta das organizações criminosas no estado. Agradeço demais e já peço a colaboração desta casa para a continuação deste importante programa”, disse o vice-presidente do TJ/AC.

RadioAtivo

O programa atende adolescentes de todo o estado, que são acompanhados pelas varas da Infância e da Juventude, através de medidas de proteção, e jovens egressos ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Os adolescentes do RadioAtivo participam de programas de aprendizagem do Senai e Senac, com formação técnica-profissional, para depois tentarem uma vaga de emprego, na modalidade Jovem Aprendiz, nas empresas parceiras.

Criado em 2019, o programa ainda conta com o suporte de várias empresas e os jovens selecionados a participarem recebem bolsa de subsídio enquanto estão estudando. Neste ano os beneficiados pelo programa iniciaram o curso de “Programador Full Stack”, com 1492 horas, no Senai, para poderem atuar na área de Tecnologia da Informação, com desenvolvimento e programação web.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale