Edvaldo Magalhães destaca importância da comissão que discute regulamentação do Código Florestal do Acre

Na manhã desta quarta-feira (06), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) usou a tribuna no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para reforçar a relevância do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Especial que discute a regulamentação do Código Florestal do Estado.

Magalhães alinhou-se às palavras do colega Eduardo Ribeiro (PSD), destacando que a temática em análise transcende o mero debate econômico para a realidade rural acreana, considerando-a um dos assuntos mais impactantes para as próximas décadas. O deputado ressaltou que o resultado da atuação da Comissão Especial não representa uma solução trivial, mas sim um processo crucial para o futuro da região.

Ao fazer um paralelo com o zoneamento econômico e ecológico realizado no final da década de 90, Edvaldo Magalhães recordou que, naquela época, o debate parecia restrito a ambientalistas, mas o resultado foi a construção de um consenso abrangente, que contemplou desde a agricultura familiar até o grande latifúndio, resultando em uma votação positiva unânime na casa legislativa.

O deputado, que foi relator dessa matéria à época, enfatizou o atual chamado para resolver o passivo ambiental de milhares de pequenas propriedades e dezenas de mega propriedades. Ele ressaltou que os principais beneficiados serão aqueles que vivem em assentamentos e ocupações antigas às margens de rios e ramais, atualmente sem a devida regularização ambiental.

“Hoje, nós somos chamados a resolver um problema de passivo ambiental de milhares de pequenas propriedades e dezenas de mega propriedades. Os maiores beneficiados serão aqueles que vivem nos assentamentos e estão fora nas áreas de ocupação de décadas nas beiras de rios e ramais e, hoje, não possuem a devida regularidade ambiental. Então nós temos um instrumento extraordinário em mãos”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale