Desafios Financeiros no Esporte Acreano: Tanízio Sá propõe soluções

Na sessão desta quarta-feira (29), o deputado Tanízio Sá (MDB) trouxe à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) preocupações sobre o cenário do esporte no estado. Em um encontro com a Federação Acreana de Basquete, Associação de Arbitragem e representantes do esporte amador, o parlamentar destacou as dificuldades enfrentadas devido a questões financeiras.

O principal ponto levantado pelo deputado é a complexidade no acesso a recursos públicos destinados ao esporte. A exigência de CNPJ com menos de dois anos tem impactado negativamente as federações menores, gerando um impasse que segundo ele, precisa ser resolvido. “Sobre o repasse de R$ 2 milhões para a Federação de Futebol do Acre que eu anunciei ontem, nós vamos ter que sentar para saber como vamos resolver. Os menos não podem ficar na mão”, disse o parlamentar.

Os desafios financeiros se estendem aos pequenos no cenário esportivo acreano, levando alguns a abrir novas federações para garantir o recebimento de recursos federais e estaduais. O emedebista enfatizou a importância de encontrar soluções para manter o apoio a modalidades como basquete, handebol, futebol amador e vôlei.

Com a recente entrada da Secretaria de Esporte na discussão, espera-se uma priorização dessas modalidades. O deputado destacou a relevância de considerar a origem dos jogadores, muitos provenientes do futebol amador. “Todo jogador vem do futebol amador e isso deve ser levado em consideração”, ressaltou.

Diante desses desafios, Tanízio Sá expressou a esperança de que a Secretaria de Esporte encontre maneiras eficazes de distribuir e gerir os recursos federais, beneficiando toda a comunidade esportiva do Acre. A situação levantada pelo deputado destaca a necessidade de uma abordagem mais flexível e inclusiva nas políticas de financiamento esportivo no estado.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros