loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“Aparelho de radioterapia quebrado no HC interrompe tratamento de pacientes”, afirma Deputado Chagas Romão

chagas260815Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a sessão desta quarta-feira (26), o deputado Chagas Romão (PMDB) denunciou que o único aparelho de radioterapia do Hospital do Câncer (HC) de Rio Branco está quebrado há mais de sete meses. Segundo o oposicionista, os pacientes que se encontram internados naquela unidade de saúde tiveram seus tratamentos interrompidos por tempo indeterminado.

“Isso é um absurdo, o único aparelho de radioterapia daquele hospital está quebrado há sete meses e até hoje não foi arrumado. Os pacientes que já sofrem demais com essa doença tiveram o tratamento interrompido. A equipe daquela unidade de saúde informou que o técnico que realiza a manutenção do equipamento vem da Argentina e ainda não chegou”, afirmou.

O oposicionista destacou ainda as dificuldades que, segundo ele, os pacientes estariam enfrentando para conseguir um agendamento através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Os pacientes que eram para ser encaminhados para outros estados através do TFD estão na fila até hoje. O TFD não está oferecendo nem passagem de ônibus, nem passagem para Porto Velho tem”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac