loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Emerson Jarude denuncia morosidade na Polícia Civil e chama atenção para possível crise institucional

Na manhã desta quarta-feira (01), durante a sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude, (Partido Novo) destacou a investigação em curso feita pelo Ministério Público (MP/Ac) em face da Polícia Civil, destacando a necessidade de esclarecimentos sobre a morosidade em investigações de crimes.

Segundo o deputado Jarude, o MP iniciou a investigação devido a alegações de que a Polícia Civil não estaria cumprindo adequadamente seu papel, especialmente em relação a crimes tributários. Ele apontou as frequentes e deliberadas mudanças na estrutura organizacional da Polícia Judiciária, conduzidas pelo delegado-geral José Henrique Maciel, como um fator que contribuiu para a lentidão na condução de inquéritos policiais e enfraqueceu as estratégias de repressão ao crime.

Jarude expressou sua preocupação com a situação, alertando que o estado poderia estar à beira de uma crise institucional devido à falta de ação da Polícia Civil. Ele enfatizou a importância de o Poder Legislativo participar ativamente na discussão desse tema, a fim de fornecer a autonomia necessária para que os policiais possam cumprir efetivamente seu papel de manter a segurança pública.

“Nós estamos correndo o risco de termos uma crise institucional por falta de trabalho e tudo acontecendo de maneira proposital pelo delegado-geral, afirmação do próprio Ministério Público. Que nós, como poder, possamos participar dessa discussão para dar autonomia necessária aos policiais que querem cumprir o seu papel”, pontuou. 

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale