Aleac faz homenagem ao Dia do Maçom

maconaria200815A pedido do deputado Lourival Marques (PT), foi realizada nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, comemorado hoje. O deputado Ney Amorim, que preside o Parlamento acreano, fez a abertura da solenidade destacando a importância da Maçonaria.

“Com muita alegria realizamos esta sessão solene para homenagear essa entidade que realiza um trabalho filantrópico tão importante no mundo inteiro, trabalho esse que na maioria das vezes não é divulgado. Reconhecemos a importância da Maçonaria, tanto do ponto de vista filosófico, como o serviço prático que realizam”.

O deputado Lourival Marques, autor do requerimento, falou sobre a história da Maçonaria e os serviços prestados pela instituição.

“É muito satisfatório receber amigos e companheiros nesta Casa no Dia Nacional dos Maçons. Aqui debatemos assuntos relevantes para o desenvolvimento do nosso Estado e hoje nada mais é do que uma sessão de reconhecimento desse trabalho silencioso da Maçonaria que faz a diferença na vida de muitas famílias. Agradeço aos deputados estaduais, ao presidente Ney Amorim que tem feito um trabalho de agregação na Aleac e levado a discussão política a um nível mais elevado”.

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado no dia 20 de agosto. A data foi oficializada no Art. 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando-se o Dia do Maçom brasileiro. No Acre são 11 lojas federadas ao Grande Oriente do Brasil, com pouco mais de 300 membros nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Capixaba Acrelândia e Bujari.

Participaram da sessão, José Rodrigues Teles- Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil no Acre, Osmir Lima – Mestre Maçom, Edvaldo Souza – jornalista e secretário de relações públicas e maçônicas do Grande Oriente do Brasil no Acre, José Severiano de Freitas – soberano inspetor litúrgico dos graus filosóficos da Grande Loja Maçônica do Acre e demais membros da entidade.

Pronunciamento dos deputados

Maria Antônia (PROS)
Quero cumprimentar todos os maçons e dizer da minha admiração por vossas excelências. Parabenizar o deputado Lourival Marques pela iniciativa. Tenham a certeza que vocês têm o carinho e o respeito de todos os acreanos. Parabenizo o presidente Ney Amorim por abrir as portas desta Casa a todos.

Jenilson Leite (PCdoB)
Queria somente registrar os nossos parabéns. Hoje vivemos num mundo complexo. Trazê-los aqui é uma forma de dizer que é preciso tornar público as pessoas que cultivam os bons valores: a moral, o respeito, o amor; fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Aproveito para parabenizar o deputado Lourival Marques pela iniciativa.

Nelson Sales (PV)
Falar da Maçonaria para nós é maravilhoso. Eu adentrei nessa instituição em 2007, uma instituição universal, milenar. A Maçonaria está presente nos principais acontecimentos do país e tem estado presente nos principais acontecimentos deste Estado. É por tudo isso que a Maçonaria é essa instituição maravilhosa. O homem só é maçom se crer num ser superior. O ateu não tem espaço na Maçonaria. A Maçonaria não é uma religião.

Daniel Zen (PT)
Quero salientar a importância de atos como de hoje que nos ajudam a desmistificar a Maçonaria. A Maçonaria contribui imensamente para a construção de uma sociedade com uma visão baseada na paz, no respeito, na honestidade. Sessões como esta ajudam a desfazer aquilo de que de forma tão perversa povoa o imaginário das pessoas.