Acre tem 60 mil hectares favoráveis para a agricultura consorciada, diz Geraldo Pereira

pereira130814O líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, deputado Geraldo Pereira, disse que o desafio dos próximos governos é ampliar a área ocupada por grãos no Estado. Ele citou que o Acre pode chegar a 7 milhões de sacas de milhos se conseguir elevar o plantio para 40 mil hectares. Geraldo Pereira pontuou que a BR-317 sentido ao Alto Acre tem uma extensão de 200 quilômetros propícios para a agricultura. O parlamentar acredita na verticalização da produção rural. O deputado destacou que a ideia é consorciar a agricultura com a pecuária.

“A pecuária poderá fazer o bezerro e não ir para a engorda com o incremento da ração. O animal recebe durante 12 meses a ração e sairá com peso maior. Você ganha 12 meses na pecuária. Nesse sentido, nós estaríamos verticalizado a produção com a integração pecuária e lavoura”, destaca o parlamentar.

De acordo com o deputado, na BR-364 existem mais 20 mil hectares que poderão ser utilizados para a agricultura em consórcio com a pecuária. Com isso, a área estimada é de 60 mil hectares.

“Na região do quilômetro 115 sentido Porto Velho, a nossa fronteira é com o Estado do Amazonas, ali teríamos mais 20 mil hectares para produção de grãos. Para começar a integração basta liberar 1 quilômetro de cada fazenda para a agricultura. Esse é um desafio para o Parlamento e para o governo”.

Pereira destacou o pioneirismo do presidente da Federação da Agricultura no Acre, Assuero Veronez, em produzir grãos em sua fazenda. Ele lembrou que Veronez dá exemplo ao inserir a produção agrícola em conjunto com a pecuária.