Deputado Jenilson Leite ressalta 7ª Conferência Estadual de Saúde

jenilson190815O deputado Jenilson Leite (PCdoB) ressaltou, na sessão desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a realização da 7ª Conferência Estadual de Saúde que este ano discute os oito eixos temáticos a partir do Sistema Único Saúde (SUS).

O evento acontece de 19 a 21 de agosto, das 8 às 18 horas, no auditório da Firb/Faao, e é uma realização do governo do Estado juntamente com o Conselho Estadual de Saúde.

Jenilson Leite pediu que os parlamentares participassem da Conferência, pois assim poderão estar discutindo e apresentando propostas no sentido de melhorar o atendimento dispensado ao cidadão.

“Queria pedir permissão aos senhores, pois nesses dias estarei participando dessa Conferência. Penso que os deputados da Saúde devem participar. Esse é um ambiente propício para discussão de novas ideias”, argumenta.

Ele comentou, ainda, a visita que fez na tarde de terça-feira (18) à sede do Deracre, em Rio Branco. O parlamentar disse que o diretor daquele órgão, Cristovam Pontes, esclareceu que a instituição não possui competências para a recuperação de estradas vicinais. Entretanto, o Deracre trabalha em conjunto com as prefeituras.

“Houve muitos questionamentos sobre a atuação do Deracre e eu tive o cuidado de fazer uma visita ao Deracre para saber o que está sendo feito e o que está deixando de ser feito. Alguns deputados insistem em dizer que vivemos numa terra arrasada. O trabalho que o Deracre vem desenvolvendo é de superação, procurando sempre trabalhar em acordo com os sindicatos rurais. O Deracre trabalha nos 22 municípios. Não dá para abrir todos os ramais, mas o Deracre vai lá e vê quais os ramais são necessários serem abertos”, salienta.

De acordo com o parlamentar, no Juruá o Deracre está recuperando 250 quilômetros de ramais. Em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, o órgão trabalha em parceria com as prefeituras. Apenas em Cruzeiro do Sul que não há uma parceria e o governo do Estado segue sozinho fazendo a recuperação dos ramais.

“Em Cruzeiro do Sul somente o Estado está fazendo a reabertura”, considera.