loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

André Vale destaca desafios e reivindicações na região do Vale do Juruá

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o deputado André Vale (Podemos) usou a tribuna para fazer reivindicações recebidas por ele durante visita ao Vale do Juruá.

O parlamentar iniciou seu discurso ressaltando as promessas da direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em relação às obras na BR-364. De acordo com ele, embora a autarquia tenha assegurado a presença de 22 equipes de trabalho, a realidade que ele presenciou foi bem diferente, com apenas 4 equipes em ação. Ele enfatizou a melhoria que ocorreu, mas destacou que há pontos críticos que demandam atenção urgente.

“Se as 22 equipes estivessem operando conforme o prometido, a trafegabilidade na região seria significativamente melhor. Isso é crucial para garantir o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas que dependem dessa estrada”, pontuou.

O deputado também abordou questões críticas que impactam diretamente a vida dos moradores da Comunidade Periquito, e que dependem do Rio Liberdade para chegar às suas casas e escoar a produção local.

“Levamos três horas de barco pelo Rio Liberdade para chegarmos à Comunidade e enfrentamos diversos pontos difíceis, devido à baixa do afluente. Durante a visita, ouvimos várias reivindicações dos moradores, que alegam não estarem conseguindo escoar a produção de farinha, que é a principal da localidade”, relatou.

Em resposta a essa necessidade, o parlamentar apresentou uma indicação propondo a construção de um porto no Rio Liberdade, que facilitaria o transporte e a comercialização dos produtos da comunidade Periquito. Vale destacou a importância de o governo estudar a viabilidade dessa obra, já que muitos produtores enfrentam a paralisação de suas atividades por falta de meios adequados para escoar suas produções.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale