loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Emerson Jarude alerta sobre possível aumento na tarifa de energia no Acre

Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada nesta terça-feira (17), o deputado Emerson Jarude, do Partido Novo, subiu à tribuna para destacar uma preocupação significativa que afeta a população do estado. O parlamentar alertou sobre a possibilidade de um aumento na tarifa de energia elétrica, que poderia posicionar o Acre com a terceira maior tarifa do país, caso o pedido de reajuste de até 27% seja aprovado.


O deputado enfatizou a importância da fiscalização e acompanhamento de concessões como essa, que têm um impacto direto na vida dos cidadãos acreanos. Ele destacou ainda que o estado do Acre já enfrenta desafios consideráveis em termos de competitividade, sendo o último colocado no ranking nacional, o que afasta investidores.

“Aumentar os custos de produtos básicos, como energia elétrica, pode agravar a situação de famílias já vulneráveis. Levantamentos realizados apontam que metade das pessoas negativadas no SPC e Serasa no estado do Acre enfrentam problemas devido a dívidas relacionadas a água e energia elétrica”, disse.
Emerson Jarude também mencionou que a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a Energisa, teve um lucro significativo em 2022, o que levanta questionamentos sobre a justificativa para o aumento proposto. “O lucro da empresa no estado alcançou a marca de 42 milhões de reais no ano passado, conforme dados divulgados em seu próprio site”, enfatizou.

Neste sentido, o deputado encorajou a participação da população na consulta pública aberta pela empresa Energisa, na qual as pessoas podem expressar suas opiniões sobre o reajuste da tarifa. Ele sugeriu que a empresa simplifique o endereço de e-mail para facilitar o envio de feedback por parte dos cidadãos.


Texto: Mircléia Magalhães/ Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale