Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Edvaldo Magalhães revela fraude em empréstimos consignados de servidores públicos no Acre

Em um discurso proferido na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira, 17 de outubro, o deputado estadual Edvaldo Magalhães, do PCdoB, expôs uma séria fraude ocorrendo no âmbito do governo estadual. Ele denunciou uma prática em que dados de servidores comissionados e temporários estão sendo alterados para que sejam registrados como efetivos, a fim de obter empréstimos consignados de forma irregular.

O parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública que reuniria a empresa responsável pela administração dos empréstimos consignados dos servidores públicos, a Fênix Soft, o secretário de Estado de Administração, Paulo Correia, e representantes dos correspondentes bancários.

O oposicionista detalhou ainda a fraude, explicando que a plataforma Fênix Soft contém o cadastro de todos os servidores, incluindo os comissionados e temporários. No entanto, uma grave irregularidade está ocorrendo quando um correspondente bancário acessa o sistema: “servidores que não são efetivos estão sendo listados como tal, permitindo-lhes obter empréstimos com prazos significativamente longos. Posteriormente, esses servidores “fantasmas” desaparecem da plataforma e reaparecem com uma matrícula diferente, o que constitui a segunda fraude”, disse o deputado.

Magalhães enfatizou que a Associação dos Correspondentes Bancários fez essa denúncia aos parlamentares, ressaltando que essa prática fraudulenta está prejudicando as empresas e elevando as taxas de juros. “Vários bancos privados que antes operavam nesse setor agora estão se retirando devido à fraude. Tenho aqui em mãos cópias de dados que apontam para pelo menos 70 operações fraudulentas, totalizando mais de R$ 2 milhões. Há ainda a suspeita de nomeações de cargos de confiança envolvidos nos negócios. O secretário está participando desse esquema? Não posso afirmar. Mas, alguém está realizando essas operações e nós precisamos descobrir. Essa fraude representa uma ameaça significativa ao sistema de empréstimos consignados do governo estadual. Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos agir imediatamente”, complementou.


Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.