Aleac promove sessão solene em homenagem ao Dia do Motociclista

Na manhã desta quinta-feira (14) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), abriu suas portas para celebrar o Dia do Motociclista em uma sessão solene em reconhecimento pela comunidade de motoqueiros do Estado. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Tanízio Sá (MDB).

O parlamentar abriu os trabalhos destacando a importância dos motociclistas no contexto econômico e social do Acre. Ele ressaltou que esses profissionais desempenham um papel crucial no transporte de mercadorias e na mobilidade urbana.

“É uma honra receber esses trabalhadores, inclusive, fiquei surpreso ao ver mulheres que também atuam na profissão. Estamos aqui para homenageá-los e dizer que o parlamento acreano reconhece a importância de vocês. Durante a pandemia, vocês fizeram parte da categoria de profissionais que continuou na ativa. Arriscam a vida todos os dias, pois o índice de acidentes é imenso e a remuneração não condiz com o esforço de cada um”, destacou.

O primeiro-secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), falou sobre o orgulho dos parlamentares em realizar a homenagem. Ele também parabenizou Tanízio Sá pela iniciativa.

“Cumprimento todos e quero que saibam que os parlamentares têm o maior orgulho em promover esse reconhecimento. A inteligência de localização e rapidez com que trabalham faz muita diferença na vida das pessoas. Fico orgulhoso com a iniciativa do deputado Tanízio Sá em apresentar esse requerimento, pois no sol, na chuva ou no frio, vocês são as pessoas que facilitam as nossas vidas realizando entregas ou transportando passageiros. Essa é uma categoria que atua diretamente com a população, por isso, fiz questão em estar aqui para parabenizá-los”.

Durante a solenidade de homenagem aos motoboys, o representante do E-Comerce, André Ariosto, expressou profundo agradecimento em nome da classe. Ele reconheceu a importância crucial dos motoboys para o comércio e a economia do estado, especialmente durante a pandemia, quando continuaram trabalhando mesmo sem vacina disponível. Ariosto destacou ainda a resiliência da categoria e a sua contribuição essencial para sustentar a economia local.

“Hoje é um dia histórico para nós. É a primeira vez que estamos sendo homenageados neste plenário. Essa solenidade representa um reconhecimento significativo para a família dos motoboys, pela dedicação incansável desses profissionais em um momento crucial para o país. O que nós almejamos daqui para frente são melhores condições de trabalho pois ainda enfrentamos muitas dificuldades no dia-a-dia, o preconceito é uma delas”, enfatizou.

Em seguida, Shayrom Gomes, representando na ocasião a Família Motoboy Acre, fez um emocionante discurso na tribuna. Ele expressou sua gratidão e alegria por receber uma homenagem em nome de sua categoria. Gomes destacou ainda a importância desse reconhecimento, especialmente considerando o árduo trabalho dos motoboys durante a pandemia, onde muitos perderam a vida devido à Covid-19.

“Estou muito grato por essa homenagem, obrigado deputado Tanízio pelo reconhecimento. Isso significa muito para a nossa categoria. Quero ressaltar aqui a resiliência e o comprometimento da comunidade de motoboys, que continuou trabalhando incansavelmente no período pandêmico. Não poderia deixar de falar também da natureza solidária da família motoboy, que anualmente realiza ações como doações de sangue para acidentados no trânsito e outras ações de caridade. A próxima será no dia 12 de outubro, dia das crianças”, disse.

Ao final da sessão, foram entregues placas de reconhecimento a motociclistas que se destacaram por suas contribuições à comunidade. Também houve espaço para depoimentos emocionantes de alguns desses motociclistas, que compartilharam suas experiências e desafios enfrentados no dia a dia.

O Dia do Motociclista, comemorado em 27 de julho, foi oficializado em homenagem ao falecido mecânico e piloto Marcus Bernardi. Durante a solenidade, foi ressaltada a importância de reconhecer e valorizar os motociclistas e, ao mesmo tempo incentivar a busca constante por medidas que garantam a segurança de todos os usuários das vias públicas do estado.

Texto: Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães

Fotos: Sérgio Vale