loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Major Rocha pede instalação de CPI para investigar Álcool Verde

rocha120814O deputado Major Rocha (PSDB) apresentou um requerimento junto à Mesa Diretora da Aleac, na sessão desta terça-feira, 12, pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de que a empresa Álcool Verde estaria desativando a sua unidade no Acre. A empresa conta com 5% de participação do Estado.

Rocha lembra que o Parlamento acreano aprovou medidas que permitiam o crescimento da empresa no Acre. Segundo ele, incentivos fiscais foram dados sendo que a empresa não pode deixar os produtores sem nenhuma perspectiva. O deputado argumentou, ainda, que o Estado adquiriu dívidas milionárias para que a empresa pudesse ser reativada.

“Essa Casa deu a sua contribuição quando deu a isenção de 98% dos tributos. Estou entrando com um pedido de CPI para um caso gravíssimo que diz respeito a empresa Álcool Verde. O Estado do Acre assumiu uma dívida junto ao Banco do Brasil, uma dívida de milhões de reais”, disse o deputado.

Outro ponto abordado por Major Rocha diz respeito ao endividamento dos produtores rurais. O parlamentar acrescenta que a empresa não quitou sua dívida junto aos produtores rurais e isso poderá trazer danos à economia do Estado. Ele explica que as terras estão ocupadas por plantações de cana-de-açúcar sem nenhuma finalidade. O mais grave disso é que a área plantada só poderá receber outra cultura agrícola após 2 anos, quando corrigirá a acidez do solo.

“Mesmo com o auxílio desta Casa a empresa Álcool Verde deve para quase todos os produtores rurais de quem arrendou as terras. Hoje além de não receber estão com a terra coberta de cana. O pior, para se plantar alguma coisa nessa terra tem que esperar dois anos por conta da acidez do solo. O Estado do Acre deu todos os incentivos fiscais, essa Casa fez sua parte. Não podemos ficar calados”, reiterou o parlamentar oposicionista.

Major Rocha finalizou dizendo que o deputado Chagas Romão (PMDB) já assinou o requerimento pedindo a instalação da CPI e pediu o apoio dos demais parlamentares.