Michelle Melo apresenta PL que propõe política de saúde mental para servidores públicos

Na manhã desta quarta-feira (06), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT) fez um discurso enfatizando a necessidade de que sejam instituídas políticas que cuidem dos servidores públicos do Estado. A parlamentar destacou a falta de uma ação efetiva de saúde mental voltada para os profissionais da Saúde, Segurança e Educação e anunciou a apresentação de um Projeto de Lei (PL) com o objetivo de preencher essa lacuna.

Em seu discurso, Michelle Melo ressaltou que os servidores públicos já estão cientes da ausência de medidas eficazes que atendam às suas necessidades de saúde mental. Ela argumentou que é fundamental zelar pelo bem-estar desses profissionais, que desempenham papéis cruciais na sociedade, muitas vezes enfrentando situações desafiadoras no exercício de suas funções.

O PL proposto pela deputada tem como objetivo instituir uma política de saúde mental. A iniciativa visa garantir a proteção e o cuidado adequado para aqueles que lidam com transtornos mentais, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses servidores.

No encerramento de seu discurso, a deputada se colocou à disposição para contribuir ativamente na criação e implementação de políticas que promovam a saúde mental dos servidores públicos. “Reforço meu papel e compromisso em garantir que os profissionais que servem Estado tenham acesso aos cuidados necessários para enfrentar os desafios de sua rotina de trabalho, visando a um ambiente mais saudável e produtivo. A proposta do PL apresentado promete ser um passo importante nesse sentido, buscando melhorar a qualidade de vida deles”.

Ela destacou a importância de dar prioridade ao cuidado da saúde mental desses profissionais, enfatizando que não se deve permitir que as discussões sobre temas como por exemplo, o porte de arma pelos agentes de segurança ignore a questão crucial da saúde mental deles. Também a segurança dos professores, que muitas vezes enfrentam situações de violência nas escolas.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale