Deputado Lourival Marques apresenta moção de aplauso à Cooperfloresta e destaca realização de primeiro seminário de suinocultura

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Lourival Marques, apresentou na sessão desta quarta-feira (5) uma moção de aplauso à Cooperativa dos Produtores Florestais comunitários – Cooperfloresta, na pessoa do senhor Dionísio Barbosa de Aquino, em alusão aos 10 anos de criação da entidade.
A Cooperativa é uma pessoa jurídica, sem fins lucrativos, constituída no dia 4 de agosto de 2005. Atualmente é composta por 201 famílias cooperadas, pertencentes a 10 comunidades.
De acordo com o parlamentar, a Cooperfloresta tem como objetivo principal o fomento à pratica do manejo florestal comunitário madeireiro e está orientada para o mercado de produtores manejados e certificados com selo FSC (Forest Stewardship Coucil – Conselho de Manejo Florestal), visando garantir melhores condições nos processos de comercialização das comunidades locais.
“Eles buscam com isso promover a melhoria da qualidade de vida dos produtores florestais, associada à conservação das florestas e a garantia da manutenção de uma das atividades econômicas mais importantes da economia do Estado”, afirmou.
O deputado destacou que atualmente a cooperativa trabalha com madeira em tora e madeira serrada, atingindo diretamente mercados do sul e sudeste e mercado externo através de parcerias com exportadores. A mesma também atua no mercado de sementes florestais, fornecendo matéria-prima para viveiros de produção de mudas para reflorestamento na região.
“Passados dez anos desde sua criação, a Cooperfloresta consolidou-se como uma instituição de credibilidade nacional e internacional comprometida com o uso sustentável dos recursos naturais, com o empoderamento de seus cooperados e com o desenvolvimento do Estado do Acre”, ressaltou.
Lourival Marques falou ainda sobre a edição da Expoacre 2015, que foi realizada de 25 de julho a 2 de agosto. O parlamentar destacou o primeiro seminário de suinocultura do Acre realizado durante a feira na última sexta-feira, 31. O evento reuniu produtores e discutiu a produção rural, indústria, controles sanitários e mercado.
“Tive a felicidade de participar desse seminário que reuniu empresários, criadores de suínos, parlamentares, representantes do governo e de instituições que ofertam crédito rural. Durante o seminário palestras foram realizadas com o objetivo de esclarecer dúvidas dos produtores rurais. No mesmo dia foi realizado o primeiro encontro dos suinocultores do Acre, o que resultou na criação da associação de criadores de suínos do estado”, destacou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac