Deputados recebem representantes da 5ª Marcha Nacional das Margaridas que acontece em Brasília

marchamargarida140715Os deputados estaduais receberam em plenário nesta terça-feira (14), durante o Grande Expediente, a presença de representantes da 5ª Marcha Nacional das Margaridas que deve acontecer entre os 11 e 12 de agosto, em Brasília. O objetivo é o fortalecimento de políticas públicas para atender às mulheres, principalmente, às do campo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), garantiu apoio às trabalhadoras. Para ele, o movimento é importante no sentido de garantir e fortalecer os direitos já adquiridos por elas, como por exemplo, a inclusão do nome da companheira na titulação de terras concedidas pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Eu só quero agradecer a vinda de vocês e dizer que estamos nos reunindo logo após esse encontro para discutirmos algumas pautas da Casa e vamos incluir essa pauta de vocês. Contem com nosso apoio e estejam certo que já o tem”, disse Ney Amorim.

Já a deputada Leila Galvão (PT), que proporcionou a vinda das representantes da Marcha, disse que a Assembleia Legislativa do Acre tem papel importante na inclusão da luta em defesa das mulheres e acrescentou que é necessária a compreensão dessa luta.

“É importante que esse Poder possa compreender a luta, a causa desse movimento”, salientou a petista.

Fátima Silva, coordenadora da 5ª Marcha Nacional das Margaridas, ressaltou que a luta das mulheres camponesas engloba a democratização dos movimentos sindicais, igualdade de gênero, além de repudiar qualquer forma de violência contra as mulheres. Ela lembrou como a Marcha foi criada.

“A marcha nasceu através de um triste acontecimento em que a líder sindical Margarida Alves foi assassinada por fazendeiros, em Alagoas Grande, na Paraíba”.

A ativista Giovanna Castelo Branco disse que a luta das mulheres do campo tem como prioridade, também, o fortalecimento da agricultura familiar. Para ela, a agricultura familiar é a única forma de conciliar produção e meio ambiente.

“A Marcha das Margaridas é um momento para o fortalecimento da agricultura familiar. Esse projeto confronta com o agronegócio. Somos nós quem realmente produzimos. A Marcha vem para fortalecer esse modelo de agricultura, que é a agricultura familiar. Não queremos esse modelo que destrói o meio ambiente, ou seja, o agronegócio”, disse.

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, pediu o apoio dos 24 deputados à causa apresentada e salientou a importância da ida das 150 mulheres a Brasília para participar do encontro.

“Queria fazer um convite a todos os deputados que estejam viabilizando a ida dessas 150 mulheres. Quero agradecer a forma carinhosa com que fomos recebidas por vocês parlamentares e em especial ao presidente Ney Amorim”, pontuou.

O deputado Jairo Carvalho (PSD), que participou da discussão, enalteceu a luta encampada pelas mulheres. “Vocês ajudam este país crescer. Vocês vêm somar para a nossa nação, para o nosso Estado”, frisa ele.

Finalizando o encontro, a deputada Dra. Juliana (PRB) parabenizou todas as mulheres que participam ativamente da Marcha e salientou que ‘está orgulhosa’.

“Podem contar com meu apoio. Mulheres que tiveram a grata coragem de sair do isolamento rural para fazerem ecoar sua voz no Congresso Nacional. Estou orgulhosa de vocês”, finaliza.