loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Eber Machado pede construção de ponte em Thaumaturgo e questiona atraso nas obras do Luz para Todos

ebermachado140715O deputado Eber Machado (PSDC) relatou na sessão desta terça-feira (14) a visita que fez às comunidades do Rio Tejo, no município de Marechal Thaumaturgo. Conversando com as famílias que residem naquela região, o parlamentar viu a necessidade de construir uma ponte para ligar os dois distritos daquela cidade. A ideia é facilitar o acesso ao aeroporto do município uma vez que os moradores enfrentam várias dificuldades durante a travessia que atualmente só é feita de barco.

“Fiz uma visita às comunidades do Rio Tejo e fiquei preocupado com o que vi. Uma das grandes dificuldades é a travessia de um lado para outro da cidade, as pessoas sofrem porque para ter acesso ao aeroporto da cidade têm que atravessar o rio de barco. Para as pessoas que enfrentam problemas de saúde fica impossível entrar no barco e subir aquelas escadas”, pontuou.

Eber Machado (PSDC) voltou a denunciar o “abandono” do Programa Luz para Todos nos municípios do Estado. Segundo o deputado, o programa, que de 2004 a 2009 atingiu mais de 42 mil famílias acreanas, desde 2010 encontra-se parado. “Nós estamos desde dezembro com a licitação pronta, mas os contratos não são assinados”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, se os contratos para a execução do programa não forem assinados até agosto deste ano as obras só iniciarão em 2016. “Falaram que estou sendo muito duro com a Eletrobras, mas a verdade é que eu não aguento mais tanta irresponsabilidade. A nova etapa do Luz para Todos era pra ter sido iniciada há muito tempo e até agora nada. Se os contratos não forem assinados até a próxima semana, as obras só iniciarão ano que vem. Esta segunda etapa de R$ 40 milhões poderá sofrer um grande atraso”, destacou.

O deputado ressaltou que licitação para a nova etapa do programa foi aberta em dezembro e concluída em março. “O problema é que não há interesse da Eletrobras e do representante do programa”, disse.

Para concluir, Eber Machado pediu que o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), designasse uma comissão parlamentar para cuidar do caso. “Precisamos montar uma comissão para irmos ainda hoje até a Eletrobras, precisamos pressionar de todo jeito. São mais de 3.000 famílias que estão aguardando serem contempladas com a nova etapa do programa que até agora não saiu do papel”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac