Aleac realiza sessão solene em alusão à Semana de Informação e Conscientização do TDAH

sessaosoltdah070814A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 7, sessão solene em alusão à Semana de Informação e Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, que acontece do dia 4 a 8 de agosto. O evento é promovido pelo Grupo de Apoio a familiares, amigos e portadores da síndrome no Acre, GATAC. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB), através de  requerimento aprovado por unanimidade em plenário.

sesstdah070814O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), abriu os trabalhos convidando para a mesa de honra a secretária municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, Jéssica Alves, mãe de um portador, a coordenadora do Grupo de Apoio aos portadores de TDAH, Elisama Lima, e o psicopedagogo e apoiador do movimento, Clóvis Neves. Em pronunciamento o presidente ressaltou a importância da solenidade bem como a semana de conscientização sobre o TDAH.

“A iniciativa do deputado Eduardo Farias é válida levando em consideração a importância do tema. Este encontro tem como finalidade chamar a atenção da população para um tema que é presente na vida de muitas crianças e adultos e que precisa ser discutido mais vezes”, disse.

O autor do requerimento, deputado Eduardo Farias, disse que o objetivo principal da sessão solene é esclarecer uma patologia que muitas pessoas não reconhecem. “Hoje estamos realizando uma sessão histórica sobre um tema que muitos ainda não reconhecem, nosso objetivo é jogar luz sobre uma patologia que faz parte da vida de muitas crianças e adultos e que é pouco discutida. Se a gente não debater esse assunto fica cada vez mais difícil de obter respostas positivas”, complementou.

O deputado garantiu que irá propor ainda este ano uma lei que ampare os portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. “O governador Tião Viana (PT) é muito sensível a estas causas e sei que ele apoiará minha iniciativa. Vamos começar a debater o assunto com as entidades competentes para que então possamos construir em conjunto uma lei que ampare em todos os sentidos os portadores do TDAH”, afirmou.

A coordenadora do Grupo de Apoio ao TDAH – Gatac do Acre, Elisama Lima, falou das dificuldades que os portadores da síndrome enfrentam nas escolas do Estado. Segundo ela, as instituições de ensino não possuem estrutura pedagógica para receber os alunos com TDAH.

“Eu sou mãe de um filho com transtorno e sei que como eu outras mães sofrem com a falta de estrutura das escolas do Estado. A verdade é que as instituições de ensino não estão preparadas para receber esses alunos, o ensino padrão que é imposto pelo Ministério da Educação não atende as necessidades desses estudantes”, destacou.

Elisama falou ainda das dificuldades que as mães enfrentam com relação à análise da doença. De acordo com ela, uma das maiores dificuldades que as famílias dos portadores enfrentam é a falta de profissionais na área da saúde para o diagnóstico do TDAH.

“O grupo nasceu das dificuldades que as mães vinham encontrando na busca por diagnóstico e tratamento da síndrome. As autoridades também devem garantir o diagnóstico e o tratamento do TDAH, tem criança que demora anos até receber o diagnóstico correto e isso dificulta a integração dele na sociedade”, concluiu.

Entenda melhor o TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O TDHA é mais comum em crianças. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Mircléia Magalhães