Antônia Sales destaca agenda com autoridades peruanas e diz que em breve voos entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul serão autorizados

Em discurso na sessão desta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) destacou a agenda que cumpriu no Peru na semana passada representando o parlamento acreano. O encontro discutiu sobre a retomada das tratativas entre as autoridades políticas da região.

A parlamentar disse que na ocasião, foi recebida pelo governador regional do Estado de Ucayali, Manuel Gambini Rupay e a prefeita da cidade de Pucallpa, Janet Vásquez, além de autoridades da Câmara de Comércio da região, representantes do Ministério das Relações Exteriores e demais setores do governo peruano.

Ainda segundo a emedebista, o governador de Ucayali disse que estão dispostos a retornar com os voos dos aviões de pequeno porte que faziam o trecho Cruzeiro do Sul/Pucallpa e que foram suspensos pelo Ministério dos Transportes do país vizinho.

“O governador de Pucallpa está utilizando todas as forças políticas e mobilizando as autoridades competentes para que este entrave dos voos seja contornado. Ouvimos da Elizabeth Castro, representante do Ministérios das Relações Exteriores do Peru em Pucallpa, que todos os procedimentos para liberação dos voos estão sendo realizados e que muitas das tratativas tinham sido paralisadas por conta da COVID-19. Mas que todas as documentações estão sendo providenciadas para garantir esta ligação aérea o mais rápido possível”, relatou.

A deputada Antonia Sales disse que levou informações às autoridades peruanas de que os parlamentares acreanos continuam otimistas com a ligação do Juruá com Ucayali. “Estive naquele encontro justamente para incentivar nossos vizinhos a abraçar esse projeto, que vai atrair relações comerciais, culturais, artísticas, turismo, intercâmbio estudantil, experiências tecnologias e trocas de serviços e da produção agrícola”, explicou Sales.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale