Cadastro de reservas do Idaf e servidores provisórios do ISE são recebidos no Plenário da Aleac

Representantes do cadastro de reservas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e servidores provisórios do Instituto Socioeducativo (ISE), foram recebidos no Plenário do Poder Legislativo na manhã desta quarta-feira (10).

Os primeiros pedem que o governo faça a convocação deles o quanto antes, pois o Instituto carece de mão de obra. Já a segunda classe, quer que o governo assegure seus empregos, alegando que dedicaram uma vida ao serviço público e que não podem ser dispensados.

Josué da Silva, que falou representando os servidores provisórios do ISE, agradeceu aos parlamentares por recebê-los e pontuou a importância de que seus empregos sejam mantidos. Dentre outras coisas, ele alega que há insegurança por parte dos trabalhadores, que atuam diretamente com pessoas que cometeram crimes e temem sofrer retaliações.

“Agradeço aos parlamentares por demonstrarem sensibilidade com essa causa tão complexa e difícil de lidar. Há intranquilidade e risco de vida desses trabalhadores e de suas famílias. Dois colegas que perderam seus empregos foram tentar fazer um bico numa casa noturna e se viram cercados por faccionados os questionando por estarem ali. Eles tiveram que ter jogo de cintura para sair dali com vida”, relatou.

Ele frisou que o Poder Legislativo precisa abrir os olhos para a realidade vivida pelos trabalhadores. Acrescentou também que os servidores têm de seis a 27 anos de prestação de serviço público ao Estado numa área delicada e, portanto, não podem ser descartados e expostos à própria sorte.

Cunha, que discursou representando os integrantes dos cadastros de reservas do Idaf, pede que os parlamentares intervenham para que o governador Gladson Cameli (PP) sancione o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) com o aumento do número de vagas.

“Estamos há quase três anos nessa luta. São 106 aprovados convocados, de um total de 748 pessoas. Não sabemos que rumo tomar e pedimos que o governador sancione o nosso pedido PCCR com aumento de vagas, que foi aprovado por esta Casa. Somos eternamente gratos aos deputados por essa aprovação e pedimos a eles que façam um requerimento solicitando que o secretário de Agricultura, assim como as demais secretarias que movimentam o agronegócio, apresentem as demandas de necessidades deles”, pediu.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale