loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen esclarece licitação seguida pelo Depasa

depdaniel010715O deputado Daniel Zen (PT) rebateu as críticas feitas pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) sobre possível superfaturamento no preço de sucos naturais para atender o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Segundo o parlamentar, a autarquia seguiu os preços sugeridos pelo Ministério Público Estadual, procedimento previsto na legislação sobre processos licitatórios.

“Sobre a licitação trazida pela deputada Eliane Sinhasique acerca do serviço de coquetéis, quero dizer que essa ata de registro de preço é do Ministério Público Estadual. E tenho plena certeza da lisura daquele órgão. É um órgão de controle externo, que inclusive nos fiscaliza. O Ministério Público e a imprensa constituem o verdadeiro quarto poder. O Depasa aderiu ao procedimento de preço feito por outro órgão público, isso tem amplo respaldo jurídico. Na verdade, quando se fala de R$ 17,00 está se falando de um serviço de buffet. O preço per capita do suco não engloba somente a bebida”, esclareceu Daniel Zen.

Dando prosseguimento ao seu discurso, Daniel Zen apresentou um requerimento solicitando a consolidação e coletânea de toda a legislação estadual referente a concursos públicos.

De acordo com o parlamentar, a ideia é agrupar todas as normas que versam sobre o assunto no sentido de facilitar a localização desses instrumentos jurídicos utilizados tanto pelo poder público para o exercício de suas tarefas, quanto para a população que é regida por essas disposições.

“A consolidação é uma reunião de disposições que tratam da mesma matéria. Não é organizada sistematicamente, pois o objetivo buscado com a elaboração dela não é o de estabelecer uma sequencia de regras que se autocompletam, e sim o de agrupar as normas que já foram produzidas e que tratam de um tema em comum para que seja mais fácil localizar a norma especifica para determinada situação”, salienta.

Zen disse, ainda, que o próximo passo após a consolidação é a elaboração de uma coletânea para que o tema seja abordado de forma mais detalhada e sua aplicação ocorra com mais eficiência.

“É necessário que façamos uma coletânea sobre a legislação que trata especificamente sobre concursos para facilitar o trabalho, principalmente para quem se submete a concurso público”, completa o parlamentar.

O líder governista acrescentou em seu pronunciamento informações referentes à reunião entre os diversos clubes militares e a Comissão de Segurança Pública da Aleac, presidida pelo deputado Josa da Farmácia (PTN). Segundo Daniel Zen, a reunião foi pacífica e ordeira e já rendeu frutos.

“Na manhã de hoje, participamos da reunião com os representantes dos clubes militares. O diálogo por parte do governo está aberto. É justamente por conta desse desdobramento e encaminhamento feitos aqui que participamos ontem da posse de 394 novos servidores da Saúde. Ontem foi uma grande festa no Teatro Plácido Castro. E por conta desse trabalho que realizamos nas Comissões já foi publicada a convocação de 162 novos policiais civis e escrivães. Isso nos deixa muito satisfeito porque o nosso trabalho tem surtido efeito junto à sociedade”, comemora.