loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Segurança Pública da Aleac promove audiência em Sena Madureira para discutir instalação de IML

audpubsena250615Seis meses. Esse foi o prazo dado pelo governo do Estado à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para a instalação, em Sena Madureira, de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). A informação foi repassada durante audiência pública realizada pela Comissão no município, na tarde da última quinta-feira (25).

O deputado Nelson Sales (PV), autor do requerimento para realização da audiência, comemorou a informação. Segundo ele, o momento é um marco na história de Sena Madureira, isso porque o tema tratado é relevante para a população do Vale do Iaco.

“O importante é que neste momento a gente está dando um passo que nunca foi dado. Aqui está a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, com os deputados imbuídos do desejo de realizar esse sonho”, ressalta o parlamentar.

Já o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Josa da Farmácia (PTN), disse esperar que o problema seja resolvido o mais rápido possível. “Estou torcendo para que seja resolvido o mais rápido possível esse problema”, argumenta.

Gehlen Diniz (PP), que também é de Sena Madureira assim como Nelson Sales (PV), ratificou que estará na Aleac cobrando a instalação do IML. Diniz pontua que a audiência pública é um instrumento que pode ser utilizado pela sociedade de Sena Madureira para reivindicar a vinda da unidade.

Ainda na audiência, foi repassado aos parlamentares pela população que há uma dificuldade na remoção dos corpos para Rio Branco e o retorno para Sena Madureira, impossibilitando o velório pelos familiares.

Altemir Mota, um dos representantes da comunidade em Sena Madureira, parabenizou o trabalho da Comissão de Segurança da Aleac. “Penso que é assim que a Aleac tem que trabalhar: indo onde o povo estar. Estou satisfeito porque amanhã eu posso dar uma boa notícia para a minha comunidade”, reiterou ele.

O diretor do Departamento de Polícia Técnica Científica da Polícia Civil do Acre, Haley Márcio, explicou aos presentes na audiência os principais critérios para a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal. Entre os requisitos estão: a necessidade de um aparelho de raios x, câmaras frias, clínica médica, sala de identificação cadavérica, unidade móvel para a condução dos cadáveres, além de outros pontos.

“Temos que ter o respeito e a dignidade com a pessoa humana. Fizemos um planejamento incessante para que Sena Madureira e região tenha uma unidade de medicina legal aqui”, disse Haley Márcio.

O deputado Jonas Lima (PT), que é membro da Comissão, destacou a importância de um IML para a região. O parlamentar acrescentou que a audiência pública é o método apropriado para discutir os problemas da sociedade. “É importante à sociedade discutir as políticas públicas e a audiência pública traz prosperidade para um município”.

Jonas Lima reconheceu o trabalho realizado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim. “Nós temos um presidente que abriu as portas para as Comissões discutirem as políticas públicas nas bases. O deputado Ney tomou essa decisão de que os projetos serão discutidos nas Comissões”, salienta.

Lourival Marques (PT) se colocou à disposição para junto ao governador Tião Viana mediar o diálogo e acelerar o processo de instalação da unidade. “Coloco-me à disposição para que não percamos tempo e nesses 6 meses tenhamos esse Instituto Médico Legal aqui”, finaliza o deputado.