Deputado Nelson Sales pede realização de concurso público para peritos no Acre
O deputado Nelson Sales (PV) apresentou na sessão desta terça-feira (16) duas indicações. Uma delas solicita ao governo do Estado, através da Secretaria de Gestão Administrativa – SGA, um estudo de viabilidade econômica visando realizar concurso público destinado a suprir deficiências de pessoal existentes no quadro de peritos da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Acre.
De acordo com o parlamentar, a categoria de peritos do quadro funcional da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Acre vem nos últimos quatro anos enfrentando grandes dificuldades de manter um efetivo suficiente para atender as demandas diárias.
“No ano de 2011 o quadro de peritos do Estado dispunha de 51 profissionais aptos a atender as necessidades. Naquela época, segundo planejamento feito pela categoria, se fazia necessário que a gestão atentasse para as constantes perdas de profissionais que ocorriam em virtude de melhores propostas de trabalho oferecidas por outros centros, como também os processos de aposentadoria de alguns, que ao longo desse período poderia levar ao colapso todo o setor de perícias do Acre”, disse.
O deputado justifica ainda que como a demanda tenha aumentado substancialmente, e o setor de Segurança Pública conte com aproximadamente 80 delegados de polícia, lamentavelmente o quadro de peritos do Estado conta com menos de 30 profissionais em atividade, quantitativo insuficiente para atender com qualidade as necessidades postas no cotidiano da comunidade.
A outra indicação solicita ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, que após elaboração de projeto específico e a devida captação de recursos, viabilize a aquisição de equipamentos com vistas a instalar uma panificadora comunitária destinada a atender a Associação de Moradores dos Bairros Vila Militar e Amarilho, no município de Sena Madureira.
Segundo o deputado, a instalação de uma panificadora comunitária nos moldes da pretendida pelos moradores pode vir a ser o embrião de um modelo de políticas públicas onde cidadãos possam através do cooperativismo encontrar soluções para a busca de geração de renda.
A proposta visa envolver a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios que poderá disponibilizar os equipamentos necessários, a Prefeitura Municipal de Sena Madureira que poderá ceder o espaço físico (já existente no bairro) e o SEBRAE que capacitará as moradoras dos bairros para autuarem no empreendimento.
Nelson Sales apresentou ainda requerimento solicitando à Superintendência dos Correios informações a respeito dos constantes atrasos nas entregas de correspondências efetuadas pela instituição nos municípios do Estado.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac