loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique afirma que Hospital do Idoso não passa de enfermaria geriátrica

eliane090615O Hospital do Idoso não passa de uma enfermaria geriátrica. A afirmação é da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) que durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (9) relatou na tribuna a visita que fez àquela unidade de saúde. Segundo a deputada, sempre que um idoso necessita de atendimento médico é necessário acionar um profissional da Fundação Hospitalar para realizar o atendimento.

“Não tem médico de plantão naquele hospital, sempre que um idoso passa mal um médico plantonista da Fundação Hospitalar é chamado para atendimentos emergenciais. O hospital atende os idosos apenas para aplicação de medicação intravenosa”, declarou.

A parlamentar disse ainda que alguns equipamentos do hospital encontram-se enferrujados e que parte da fiação elétrica está exposta. “Tudo isso coloca em risco a saúde dos pacientes, o local também não tem condições adequadas para acolhimento dos acompanhantes que passam a noite em cadeiras e colchonetes velhos”, complementou.

Em vista das condições e das dificuldades verificadas naquela unidade de saúde, Eliane Sinhasique apresentou Indicação ao secretário de Saúde do Estado pedindo a manutenção imediata dos equipamentos que se encontram enferrujados bem como de parte da fiação elétrica que, segundo a parlamentar, está exposta.

“Nesta indicação estou solicitando novos aparelhos de refrigeração dentre eles aparelhos de refrigeração, tomadas e lâmpadas. Estou pedindo ainda que uma manutenção seja feita nos banheiros bem como a reposição de novos lençóis. Peço ainda cadeiras para que os acompanhantes possam acompanhar os pacientes de maneira confortável e reparação na fiação elétrica do local que está completamente exposta”, afirmou.

A deputada falou ainda da necessidade de se contratar mais fisioterapeutas para realizar fisioterapia motora e respiratória nos pacientes. “O hospital possui 37 leitos e atende cerca de 400 pacientes por mês. Por conta dessa demanda, existe a necessidade de contratação de mais fisioterapeutas, o atendimento dessas pessoas precisa ser diferenciado, pois por conta das fragilidades e limitações, os idosos necessitam de cuidados especiais para que tenham mais qualidade de vida”, enfatizou.

Para concluir, Eliane Sinhasique comentou o Projeto de Lei Complementar nº 03 que “Altera a Lei Complementar nº 154, de 8 de dezembro de 2005 que Institui o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Acre, cria o Fundo de Previdência Estadual e dá outras providenciais e a Lei nº 1.688, de 8 de dezembro de 2005 que Cria o Instituto de Previdência do Estado do Acre – Acreprevidência, com natureza jurídica de autarquia e dispõe sobre sua estrutura, competências e quadro de pessoal”.

A oposicionista questionou o Art. 14-A da matéria que afirma que o Poder Executivo do Estado do Acre fica autorizado a transferir, gratuitamente, bens, imóveis, valores mobiliários, bens intangíveis e direitos, ao Fundo de Previdência Social do Estado do Acre – FPS, no montante total que corresponda ao passivo atuarial apontado na avaliação referente ao ano de 2015.

“No projeto o governo não especifica que imóveis são esses e os valores deles. Não podemos assinar um cheque em branco permitindo que o Acreprevidência use bens do Estado para cobrir rombos, precisamos debater melhor esse projeto”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agencia Aleac