Escola do Legislativo Acreano realiza reunião de apresentação dos trabalhos da unidade

A Escola do Legislativo Acreano (ELA), realizou na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Poder Legislativo, uma reunião de apresentação dos trabalhos da unidade. O encontro contou com a presença governador em exercício, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), do primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), de servidores e assessores da Casa.

A Escola do Poder Legislativo é uma escola de governo que surgiu com o propósito de oferecer cursos de capacitação para os seus servidores e parlamentares. Além dessa fundação, a Escola desenvolve atividades voltadas para a educação cidadã, acessível a toda população acreana.

Sua missão é qualificar e formar continuamente os servidores do Poder Legislativo, fazendo da Escola do Legislativo Acreano (ELA) um berçário permanente na criação de oportunidades na busca de maior integração entre o legislativo e a sociedade.

Ao dá início a reunião, Rachel Farias, diretora da Escola, disse que o encontro é importante para o fortalecimento das relações entre os gabinetes parlamentares e a Escola da Aleac. “A Escola do Legislativo é uma unidade da Aleac que desenvolve atividades voltadas tanto para a comunidade legislativa quanto para a sociedade em geral. Temos muitos projetos importantes sendo executados, e hoje, queremos apresentá-los a vocês”, frisou.

A diretora também destacou as parcerias que a Escola tem firmado. Parcerias que segundo ela, tem feito a diferença na execução dos projetos desenvolvidos pela Escola. “A ELA completou 20 anos de fundação e nós estamos muito felizes com tudo que conseguimos realizar durante esse tempo. É claro que só conseguimos avançar graças a parcerias importantes como a da Mesa Diretora da Casa, do governo do Estado e de outras instituições como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Superior Eleitoral, Ministério Público, UFAC e Senado. Nossa estrutura é limitada, mas a boa vontade de fazer tem feito a diferença”, complementou Rachel Farias.

Em sua fala, o governador em exercício, deputado Luiz Gonzaga, destacou a importância das ações da ELA tanto para os servidores quanto para a sociedade em geral. “Tenho muito orgulho das ações que a nossa Escola desenvolve. São projetos importantes voltados para a comunidade, e aos servidores desta Casa e seus dependentes. Cursos que fazem parte do projeto EducALEAC, por exemplo como é o caso do Pré-Enem e que nos orgulha muito pelo grande benefício social e pelas vidas que conseguimos transformar por meio da educação. Nos colocamos à disposição da Escola para avançarmos ainda mais. Contem comigo”, enfatizou.

O primeiro secretário do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior, falou com orgulho das ações e projetos desenvolvidos pela ELA. “O trabalho que a nossa Escola realiza ajuda a divulgar ainda mais a Aleac. Projetos como Pré-Enem, Canta Aleac, Auxílio Bolsa, fazem a diferença na vida das pessoas, principalmente pessoas de baixa renda. Isso nos orgulha demais. Nós vamos continuar apoiando esses projetos de acordo com as nossas condições. Contem com o nosso apoio sempre. A mesa diretora estará sempre à disposição da Escola”, salientou.

Uma das últimas ações da ELA foi a abertura de vagas para os cursos de Conversação Básica em Língua Espanhola e Curso On-line Básico II de Língua Espanhola. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas, que poderão ser preenchidas por qualquer cidadão que esteja interessado e tenha mais de 10 anos de idade.

O curso de Conversação Básica em Língua Espanhola terá início no dia 30 de março, com aulas às segundas e quintas-feiras, das 9h às 10:30h, no auditório do Poder Legislativo. O Curso On-line Básico II de Língua Espanhola iniciará na mesma data e as aulas virtuais serão às terças e quintas, das 19 às 20:30h.

Grandes projetos desenvolvidos pela ELA nos últimos oito anos:

Jovem Parlamentar Acreano – JPA

Possibilita, aos alunos da rede pública de ensino, uma vivência no processo democrático mediante a participação de uma jornada parlamentar, que inclui, diplomação, posse e exercício do mandato, com duração de 8 meses.

CEALC

A Aleac conta com o Centro de Apoio Legislativo às Câmaras (CEALC), que tem como finalidade prestar suporte técnico para as atividades Legislativas de Vereadores e Servidores do Poder Legislativo Municipal.

Auxílio-Bolsa

Dispõe sobre a concessão do auxílio-bolsa de estudos aos servidores efetivos do Quadro de Pessoal Permanente da Assembleia Legislativa do Acre. Os cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu ou stricto sensu) deverão estar relacionados às áreas de interesse do Poder Legislativo. Para os servidores não-efetivos, a Escola conta com parcerias como a U: Verse, UFAC e Unimeta.

EducALEAC

O EducAleac é um projeto gratuito que oferece capacitações em Línguas, Redação, Webnários, Seminários, Oficinas, Palestras e Workshops aos jovens do Acre e à Comunidade Legislativa, como também promove o Pré-Enem, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e críticos, por meio de uma educação voltada para a cidadania.

CantALEAC

É um Projeto que fomenta a arte e a música no ambiente Legislativo, bem como atende à comunidade, na formação e orientação à técnica vocal.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale