Comissão de Obras Públicas e Transporte da Aleac se reúne com superintendente do Dnit

A Comissão de Obras Públicas e Transporte da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), voltou a se reunir na manhã desta quarta-feira (22), para debater a situação da BR-364. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Moraes participou do encontro a convite do presidente da comissão, deputado André Vale (Podemos).

Na oportunidade, o gestor apresentou todo o cenário da rodovia que corta o estado, bem como os recursos disponíveis pelo órgão para começar a ser aplicado nas rodovias federais no Acre. Indagado pelos parlamentares sobre o orçamento total para recuperar a rodovia, o gestor frisou que a estimativa de custo total é de pouco mais de R$ 2,4 bilhões.

“Temos uma estimativa de custo de cerca de R$ 4 milhões por quilômetro, então, pouco mais de 600 km de rodovia no trecho de Rio Branco a Cruzeiro do Sul se fizermos um cálculo rápido chegamos ao valor de R$ 2,4 bilhões. Essa é uma estimativa feita hoje, é lógico que o preço do km em Sena Madureira é um e em Cruzeiro do Sul é outro, levando em conta o transporte dos insumos”, explicou o Superintendente.

O superintendente do Dnit frisou, ainda, que é necessário a realização de um estudo do solo acreano antes de iniciar o serviço de reestruturação da rodovia. “Mesmo que o Dnit tenha R$ 6 bilhões em caixa não seria possível realizar o serviço. Isso porque o Dnit não tem estrutura alguma para executar esse dinheiro, o máximo que o órgão pode executar é R$ 350 milhões. O que nós precisamos de fato é a realização de um estudo mais profundo do solo acreano para que possamos ter um serviço de qualidade. Caso contrário vamos continuar enxugando gelo”, enfatizou o gestor.

André Vale agradeceu ao superintendente pelos esclarecimentos. Disse ainda que uma audiência pública será realizada na Aleac, com a presença de representantes dos órgãos competentes para discutir o tema. “Nós sabemos que a BR-364 está doente, está na UTI. Se não tomarmos providências agora, ela vai fechar, vai morrer. Agradeço demais os esclarecimentos do superintendente do Dnit. Adianto que essa comissão não vai sossegar enquanto não resolvermos essa situação”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Jardy Lopes