loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pablo Bregense apresenta PL que beneficia crianças com deficiências ocultas

No tempo destinado à liderança do PSB, o deputado Pablo Bregense apresentou um Projeto de Lei que visa que visa dar o devido apoio a mães e pais, para que tenham a terem acesso a instituições públicas e privadas, com crianças que possuem deficiências ocultas, que não são perceptíveis aos olhos.

“Fico feliz de estar aqui trazendo esse Projeto de Lei, dando dignidade a essas crianças e responsabilidade à sociedade em cuidar delas. Tenho um filho autista que ama música e, num descuido durante uma apresentação no shopping, ele seguiu a banda se perdendo de mim e da mãe. Se ele estivesse identificado através de um dispositivo que demonstrasse que ele possui uma deficiência oculta, seria mais fácil e rápido encontrá-lo”, pontuou.

O parlamentar fez a observação para falar sobre o Colar de Girassol, um instrumento utilizado para identificação de pessoas com deficiências ocultas, e que já é utilizado em vários estados do país. O objeto garante atendimentos adequados às pessoas com deficiência, sem que sejam necessárias explicações e justificativas, evitando possíveis constrangimentos. 

“Pais e mães sofrem em filas de instituições por não haver nenhum dispositivo que tornem essas crianças visíveis. Fica a desconfiança de muitos cidadãos em pais que tenham que utilizar filas prioritárias. Para comemorar o dia 2 de abril, venho lançar esse Projeto de Lei, com o Colar Girassol, que já é usado em vários estados do país”, justificou.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale