Edvaldo Magalhães denuncia que alunos do Jordão precisam cozinhar e limpar escola para estudar

Em discurso durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (15), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) expôs imagens de alunos da escola rural Maria Correia, localizada no Jordão, limpando a estrutura do prédio e fazendo merenda. O parlamentar pede que o governador tome providências urgentes.

“Eu recebi mensagem e imagens de um estudante do ensino médio na zona rural do Jordão. Os alunos perdem mais de 1h limpando e fazendo merenda na escola, pois não há merendeira. Eles carregam água do igarapé para lavar a louça, precisam se virar e quando formam, têm que competir a pé de igualdade com estudantes privilegiados. Isso é inadmissível! ” Protestou.

Magalhães falou que a falta de estrutura e de profissionais trabalhando nas escolas não tem justificativa, uma vez que os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) são enviados corretamente, também porque o governo teve tempo para organizar as escolas durante a pandemia da Covid-19.

“Nós discutimos aqui como após dois anos de pandemia não iniciaram o ano letivo do ensino médio na zona rural por falta de professores. Ficaram tanto tempo parados e nem assim se organizaram. Hoje vivemos duas crises quanto aos servidores terceirizados, onde eles estão não tem pagamento e onde não estão, são os alunos que precisam se virar. Isso é inadmissível! Os recursos do Fundeb são assegurados para este fim e estão chegando regularmente”, disse.

Edvaldo finalizou seu discurso pedindo ao governador Gladson Cameli (PP), que está indo ao Juruá fazer o lançamento do ano letivo, que tome providências, pois é justamente no interior do Estado que esse tipo de problema ocorre.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale