loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pedro Longo destaca importância do Dia Mundial do Consumidor

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo (PDT), destacou a importância do Dia Mundial do Consumidor, data comemorada anualmente no dia 15 de março.

O parlamentar frisou que a data foi instituída em 1962, após o pronunciamento do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, sobre os direitos dos consumidores, como o direito à segurança, à informação, à opção e a ser ouvido.

“A partir daí todos os países preocuparam-se em assegurar, nas suas legislações e no seu cotidiano, direitos básicos para o cidadão que adquire produtos e contrata serviços para atender suas necessidades”, disse.

O pedetista parabenizou, ainda, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), e o Ministério Público do Acre (MP/AC), pelo trabalho de fiscalização que ambos realizam no Estado. “Tanto o Procon quanto o MP realizam ações importantes no sentido de fiscalizar e levar conhecimento a população acerca desse tema. Ações não só de fiscalização, mas, educativas também. Neste sentido, parabenizo as equipes dessas instituições pelo trabalho bem como o governo do Estado por oferecer condições para ambos atuarem em favor do povo acreano”, enfatizou.

Na Explicação Pessoal, Pedro Longo pediu uma resolução por parte do governo do Estado para a situação dos inúmeros servidores do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac). Ele apresentou um requerimento pedindo informações das equipes técnicas sobre o que tem dificultado a transposição e solicitou uma reunião com as secretárias competentes e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para obter informações detalhadas sore o assunto e as propostas de melhoria e cooperação mutua entre as partes envolvidas.

“São cerca de 800 acreanos concursados que precisam do nosso apoio. Estamos fazendo de tudo para que essa transposição ocorro num prazo mais breve possível”, disse.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale