loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique diz que taxas de cartórios são abusivas

eliane020615A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) reclamou dos serviços prestados pelos cartórios no Acre, durante a sessão desta terça-feira, 2. A parlamentar disse que é inadmissível que a tabela de preços dos emolumentos fixada pelo Tribunal de Justiça do Acre não esteja sendo cumprida.

A parlamentar citou o caso de uma senhora que teve que pagar por uma escritura pública o valor de R$ 2.946, sendo que o valor estipulado pelo TJ/AC é de R$ 1.473. Outra reivindicação de Sinhasique é a não fixação do valor dessas taxas em local visível ao público nos cartórios que prestam serviços à população do Estado.

“Quero aqui repudiar essa atitude. Estou encaminhando para o Sindicato dos Notários e Registradores do Acre essa reclamação porque é inadmissível essa situação. Existe uma má-fé de muitas pessoas que trabalham nos cartórios. Estão cobrando a taxa dos emolumentos conforme a cara do freguês”, disse a deputada peemedebista.

Por fim, a deputada solicitou que a Comissão Mista formada para acompanhar a situação das unidades socioeducativas do Estado se reunisse para debater a agenda de visita a esses locais.

“Uma cobrança à nossa Comissão Mista, que nos reunamos ainda hoje para ver essa questão das unidades socioeducativas”, ressalta.