loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

No Março Lilás, Assembleia Legislativa do Acre alerta para os perigos do câncer do colo uterino

O mês de março foi escolhido para chamar a atenção da população feminina sobre os perigos do câncer do colo do útero e é voltado para ações de prevenção. Manifestando apoio ao movimento, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), iluminou a fachada do prédio com as cores da campanha.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a intenção é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de detecção de lesões no útero, conhecido como papanicolau.

Terceiro tumor mais frequente na população feminina brasileira e quarta causa de mortalidade, o câncer do colo do útero tem como principal agente o vírus do Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através de relação sexual.

Com relação aos preventivos do câncer de colo do útero, em 2022, o Cecon recebeu 25.886 amostras coletadas nas unidades básicas de saúde do estado e, destas, 1.771 mulheres apresentaram alteração no resultado e iniciaram acompanhamento especializado na unidade de saúde.

Esses números justificam a preocupação da Aleac em legislar sobre o tema e constantemente realizar ações de conscientização e motivação para a prevenção.

Para o presidente da Casa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), a prevenção precisa ser uma rotina na vida dos acreanos. “Sempre que pudermos estaremos aqui, cumprindo nosso papel de alertar a sociedade, e, internamente, nossas servidoras quanto à importância e necessidade dos exames preventivos, além da vacinação dos adolescentes contra o HPV”, destacou.

Foto: Ismael Medeiros
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac