loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tanízio Sá solicita transporte para pacientes do TFD em Manuel Urbano

Na sessão desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB) apresentou uma indicação à Secretaria de Saúde do estado, solicitando transporte para os pacientes de Manoel Urbano em tratamento fora de domicílio (TFD) em Rio Branco.

Para o deputado, é fundamental que o acesso à saúde seja garantido a todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica. “O TFD é um programa do SUS que visa garantir o acesso ao tratamento especializado fora do município de residência do paciente. É fundamental que as pessoas que necessitam desses tratamentos possam contar com um transporte adequado e seguro para se deslocar até as cidades onde são oferecidos”, destacou.

O emedebista frisou ainda, que muitos pacientes de Manoel Urbano precisam se deslocar para Rio Branco para receber tratamentos especializados, mas não têm condições financeiras para arcar com as despesas de transporte, o que compromete sua adesão ao tratamento e, consequentemente, sua saúde.

“Espero contar com o apoio dos demais parlamentares para a aprovação da medida para que possamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes de Manoel Urbano que fazem tratamento fora de domicílio em Rio Branco. Eu abri uma Casa de Apoio para dar esse suporte a eles, mas a Sesacre precisa fazer a sua parte”, enfatizou.

Tanízio Sá parabenizou ainda, o governo do Estado pela contratação de mais 54 professores. Os novos contratados atuarão nas áreas de Educação Física, Geografia, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Química. A contratação representará um investimento de R$ 2.172.693,64.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale